Fontes de energia: corrente fixa ou variável?

Olá fazedores!

Estou montando um circuito e surgiu uma dúvida.
Irei utilizar um ATTiny 85 para controlar uma fita de led. Porém, como a fita de LED precisa ser alimentada por uma fonte de 12V, estou utilizando uma fonte dessas comuns (12V / 1A) em conjunto com um regulador de tensão 5V para alimentar o Tiny também.

O que está me preocupando, contudo, é a corrente. Com receio de queimar o microcontrolador, como faço para limitar a corrente que chega até ele? Utilizo resistores em paralelo?

Outra pergunta: como a especificação da fonte diz que ela fornece 12V e 1A, a voltagem e a amperagem fornecida por ela é sempre fixa ou varia de acordo com a demanda do circuito?

Obrigado!

Quem determina a corrente é o “consumidor”, não a fonte.
A fonte precisa ter uma capacidade de corrente igual ou supeiror àquela que será drenada pelo consumidor, só isso.
Se você alimentar seu circuito de 5V com uma fonte de 1A ou de 10.000 A é a mesma coisa, desde que a tensão de saída seja 5V.
O contrário é que não pode acontecer: tentar alimentar um equipamendo que consome 20A com uma fonte de 1A.

Valeu @Ludicon! Procurei essa informação na internet antes mas não achei (creio que por ser algo básico). Abraço!

Estamos aqui para isso !