Fresadora / Router CNC com Arduino

Ola senhores, queria muito construir essa maquina, mas nao tenho nenhum conhecimento na área, pesquisei no ebay e encontrei esse kit
http://www.ebay.com/itm/Top-Selling-4Axis-Nema-23-Stepper-Motor-287oz-in-Driver-board-TB6560-CNC-Kit/200582250308?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D1%26asc%3D25805%26meid%3D63dc2a2185ff48758d44076f14ace51d%26pid%3D100005%26prg%3D10778%26rk%3D4%26rkt%3D6%26sd%3D271340386557&rt=nc
Alguem poderia me da uma ajuda, oq vai falta para concluir?
Eu vou precisar tambem do daquela Driver DM860A? ou esse kit ja é completo?

Olá Jeferson,

Parabéns pelo projeto. Os perfis de aluminio que a OpenBuilds sugere são o V-Slot. Você comprou com eles ou encontrou um parecido aqui no Brasil?

Valeu!

Abraço

Acredito que seja 1.5A sem refrigeração. Eu pelo menos já usei durante um bom tempo com ele em 2A, com apenas um fan jogando ar neles.

@Maiquel_Azevedo
Possui tudo sim, mas essa placa possui conexão paralela, então terá de usar Mach3 ou LinuxCNC, a princípio. Imagino que é possível conectar o Arduino/GRBL se souber a pinagem da DB25.

@Leonardo_Aguiar
Isso, os V-slots. Comprei todos diretamente na Openbuilds no início do ano. Mas agora estou revendo todos meus projetos para não depender mais destes perfis.

Jeferson Simões boa noite, em primeiro lugar parabéns pelo seu projeto.

Estou numa dúvida sobre o driver. Como eu escolho um???
Irei utilizar o motor Nema 17, estou pensando em usar o A4988 ou o DRV8825.

Muito Obrigado.

Acho que o importante é você saber qual o modelo do motor e qual a corrente que ele precisa, NEMA 17 é apenas uma especificação, assim você pode escolher o driver adequado conforme a corrente consumida pelo motor.

@sksdutra os motores de passo mais baratinhos desse modelo (Nema17) trabalham com uma corrente de 0,3A a 0,4A. Então, acho que o chip A4988 vai servir. O que vc acha???

Mais vou confirmar sobre a potencia do motor desse modelo com corrente tão baixa, pra saber se ele aguenta movimentar a estrutura corretamente.

Muito Obrigado.

O A4988 tem uma breakout da Pololu e é bem barato, mas ele entrega a partir de 1A que é bem mais que essa corrente que você está informando, eu sugiro a breakout EasyDriver 4.4 disponível na SparkFun e na FilipeFlop, se preferir comprar por aqui, que utiliza A3967 e entrega correntes entre 150mA e 750mA (0.15A/0.75A).

Pega o DRV8825.

A corrente você ajusta o quanto você quer, respeitando as máximas com/sem refrigeração.

9 doletas: http://www.pololu.com/product/2133

Motivo: Ele trabalha com fonte de até 45V. Na prática, você poderá, se quiser, usar fontes de 36V. Quando maior a tensão, menor a perda de torque em rotações maiores.

Ps: Que motor você está vendo? Nema 17 de 0.4A deve ser muito fraco. Talvez sirva em alguns (não todos) modelos de printers. Mas para usinagem com certeza não, a menos que tenha uma estrutura móvel extremamente leve, e vá apenas fazer gravações superficiais. Pegue no mínimo um Nema 17 com cerca de 5kgcm.

Eu tenho deste: https://www.sparkfun.com/products/10846

Se for comprar no Brasil, no MercadoLivre tem bastante opção de Nema 23 usado. Só buscar um modelo de até 2A, seja em série ou paralelo. Há muitos Nema 23 para até 2A, ou pouco mais, em ligação bipolar série, inclusive alguns monstrinhos, como os abaixo. (estará limitado em cerca de 2A pelo drive, reduzindo o torque do motor, mas levando em conta o valor do 8825 comparado à drivers mais robustos, vale a pena pra começar)

http://www.tekkno.com.br/Motor-de-Passo-NEMA23-1-8-Hibrido-28Kgf-cm--Motores-de-Passo--Motores-_cod_1839
(detalhe: Tensão específica de 7,5V. Em média, alimentamos drives com 4x a 20x a tensão específica do motor de passo. Ou seja, mesmo o 8825, possui uma tensão relativamente baixa para este motor. Na prática, perde-se muito torque em alta velocidade. Logo, há de planejar um compromisso legal na Relação da máquina, entre velocidade/resolução. Com um motor desses eu usaria um fuso de passo 10mm ou mais.)

http://www.automationtechnologiesinc.com/products-page/nema-23/nema-23-bipolar-stepper-motor-425-oz-in-14”-shaft-with-a-flat

1 curtida

Um obrigado especial aos @Jeferson_Simoes e @sksdutra!!!

O motor realmente é um Nema 17 que vou usar pra movimentar a estrutura .Confundi corrente que consta no site de 1,7A, com Current rated de 0,4A que eu nem sei o que é.

Vou também importar esse driver o DRV8825. Eu preferia o outro, A4988 pois ja tive experiencia com ele mas em motores menores!!!

No site Sparkfun da pra fazer por boleto?

Se não vou acabar comprando esse motor e o driver nesse site tbm:
.
http://www.aliexpress.com/item/freeshipping-to-any-Country-3D-Printer-Nema17-for-12VDC-2800g-cm-34mm-length-4-Lead-17HS3430/1853511087.html

Esses drivers todos tem no mercadolivre, se precisar com urgência, compre por lá, porque importando deve demorar de 3 a 4 meses, principalmente nessa época de fim de ano.

@sksdutra To ciente destes prazos ja comprei lá. Mas com a grana que tenho é o que da pra fazer. Hahahaha. Nunca comprei nesse sparkfun, vc sabe sobre os prazos?

Demora um pouco menos que comprar na China, o problema do Sparkfun é que o produto vem numa caixa vermelha personalizada e eles declaram o valor do produto corretamente, então as chances de ser taxado pela RF são altíssimas.

Olá @Jeferson_Simoes, gostaria de saber qual Spindle vc ta usando.

@Jeferson_Simoes, como devo ligar as três drvs8825 no arduino uno? Tem alguma informação básica ou algum desenho esquemático em algum link? No esquema abaixo tenho um exemplo de ligação para uma drv8825, como devo proceder para controlar as três que, por sua vez, estão ligadas aos nemas 23?

Se pude dar um “empurrãozinho”, eu agradeço. Tô quase chegando lá…

2 curtidas

@Jeferson_Simoes, dá uma olhada no meu monstrinho…

Eu sei, tá ridículo, mas se funcionar pelo menos umas três ou quatro vezes, já fico animado para ir em frente e construir algo melhor com materiais mais interessantes.

Agora travei totalmente na ligação do arduino com as drvs8825. Como você pode ver, a coisa tá quase completa. Comprei nemas 23 de 9,9kg e acopladores para o meu singelo fuso de 8mm. Usei guias telescópicas de gavetas… Vai funcionar, mas será mais desajeitada que um hipopótamo … Adaptei uma ferramenta rotativa. Ficou criativo, com certeza, mas não sei se será funcional, talvez arranhe apenas ou corte um pouco, mas são coisas que podem ser melhoradas com novos projetos. Acho que o mais desafiador deve ser concluir a primeira versão. Deve ser emocionante ver sua criatura ganhando vida. O mdf, é claro, vai desgastar logo, principalmente no atrito com os eixos (incrívelmente adaptados à partir de puxadores de gavetas). Se puder me dar uma ajuda com a eletrônica, eu e meu monstrinho agradecemos.
Quero postar aqui, em breve, um vídeo da coisa funcionado.

1 curtida

Qual a diferença de usar um motor unipolar pra um bipolar nesse projeto???

Espero ter ajudado com a foto…Que fonte vc esta pensando usar @Leandro_Modesto_Rodr ?

1 curtida

@jlunge Uso um spindle DC de 300W nesta máquina. Também estou com um spindle 0,8kw trifásico.

@Leandro_Modesto_Rodr Show de bola man!

Para primeira máquina está incrível. É só ver a foto da minha primeira kkk. Aquela sim era um monstro deformado horroroso kkk.
Como você cortou as peças em MDF? Tudo na mão mesmo, com tico-tico?

Recomendo ler tudo nos sites:

Pra dar uma adiantada, veja a foto abaixo, e a foto que o @Denzel postou.

No 8825 se não me engano você precisa obrigatoriamente ligar os pinos Reset e Sleep no +5V do Arduino. Como estou usando o CNC shield, ele próprio faz todas as conexões.

Já o pino Enable, agora de cabeça não lembro como está configurado. Quando usar a shield tem que ver isto, pois na shield ele estará conectado. Em resumo, se os drivers não responderem, bastará inverter a lógica do Enable dentro das configurações do GRBL. (configuração $4).

Estou quase finalizando a mecânica da nova máquina, e agora começo a brincar mais com a eletrônica, para configurar os endstops, e tentar ligar o inversor de frequência com o próprio Arduino, então nos próximos dias estarei mais apto a discutir a eletrônica hehe.

@Denzel, legal. Vai ajudar, e muito. Ainda estou meio confuso, mas pequenas ajudas vão tornando a idéia viável e os obstáculos vão sendo superados. Valeu!
A questão da fonte é complicada. Vou usar a fonte recomendada pelo @Jeferson_Simoes, 36v e algo em torno de 10A ou 11A, considerando as DRVs 8825 que vão até 45v. O problema é que só encontrei disponível na China e não estou muito empolgado em esperar três meses. Encontrei no Mercado Livre mas estava esgotada. Estou pensando em alimentar, como alternativa temporária, os três motores de forma independente, ou seja, uma fonte para cada um, dessa forma não precisaria ser uma fonte tão forte quanto a recomendada mas daria para começar a ajustar a máquina. Ainda não tenho a solução, se tiver alguma idéia, eu agradeço!

@Jeferson_Simoes, obrigado. Esse esquema é exatamente o que faltava, por enquanto… KKK
Sim, os cortes foram todos feitos com a famosa tico-tico. Eu tenho uma pequena serra de fita de bancada mas a tico-tico ainda faz um bom trabalho e é mais ágil.
Vou começar a fazer as ligações conforme o esquema. Ainda estou sem a fonte definitiva mas estou empenhado em resolver isso.
Você acha que seria possível alimentar os motores de forma independente? Ou seja, uma fonte menor para cada um, até que eu consiga a fonte que você recomendou?
Uma coisa que nunca me ocorreu mas que agora parece fazer sentido: Preciso colocar sensores de final de curso no ponto final dos eixos ou posso programar o GRBL para entender isso? Acho que, ao menos, um deve ser necessário, não é? Enfim: o sensoramento de final de curso funciona via software ou via hardware?