Gerando arquivos DXF a partir do inkscape para corte a laser

Tenho tido um problema, acho que encontrei a solução e vou postar aqui o que descobri até agora.

Primeiro, a origem do problema:

Gosto de desenhar usando o Inkscape. Para gerar PDFs e usar com as cortadoras laser que aceitam este formato ele é ótimo!

Porém algumas cortadoras laser - que usam o laserCad, por exemplo - utilizam o formato DXF para importar os desenhos e o Inkscape é péssimo nisso! Experimentei alguns plugins e não funcionou também. Algumas pessoas reportam que com algumas edições o plugin funcionaria, mas para mim não funcionou.

Foi então que ouvi falar de uma ferramenta em linha de comando chamada PStoEdit que seria capaz de fazer a conversão de arquivos para DXF.

Fiz algumas experiências e consegui colocar tudo para funcionar em um arquivo .BAT para windows!

Um problema persistia, porém. Frequentemente o arquivo importado tinha suas linhas duplicadas, ou seja, o laser cortava duas vezes no mesmo caminho.

A solução para isto é no Inkscape não utilizar preenchimento nos desenho. As linhas duplicadas vêm exatamente do preenchimento que é exportado além das linhas de contorno.

Outra dica que pode ajudar na hora da exportação é não utilizar layers nem grupos e converter todos os objetos em caminho antes de exportar!

As instruções e o arquivo estão no github: http://github.com/maujabur/svg_to_dxf

1 curtida

Você pode explicar com mais detalhes (passo-a-passo) o procedimento e o porquê das decisões? Obrigado. :slight_smile:

Desculpe, não entendi. Quais informações precisa?

Como fazer ele funcionar passo-a-passo para dumbs :slight_smile: Por exemplo, encontrei esse video no youtube sobre algo semelhante:

Obrigado! :slight_smile:

Desculpe, não tenho como fazer um video.
mas em resumo, faça o seguinte:
instale os seguintes programas, no Windows:

No PStoEdit use default options

Inclua no Windows PATH as pastas para Inkscape, PStoEdit e GhostScript

Salve seu arquivo como SVG no inkscape

Navegue até a pasta onde está seu arquivo e copie o arquivo .bat

Abra um prompt de comando nesta pasta e digite

svg_to_dxf.bat nome_do_arquivo.svg

pronto!

1 curtida

Eu fiz o seguinte:

Abri a imagem > Path > Trace Bitmap > Brightness cutoff (sem mudar settigns) > OK

Depois cliquei nas linhas produzidas > botão direito > Object Properties > Fill and Strock > Fill cliquei no X.

Aparecem duas linhas, que creio que seja o motivo que leva a laser a passar duas vezes.

Obrigado pelas instruções.