HP LaserJet CM1312nfi não funciona mais com o (Mac) OS X 10.10 (Yosemite)


#1

Não sei se meu problema se encaixa com esse fórum (afinal, procurei por todos os lados e não vi uma descrição ou apresentação do site), mas aí vai. Caso meu assunto não esteja de acordo com as políticas, eu vou entender. Caso possam me ajudar, eu vou agradecer.

Tenho uma LaserJet CM1312nfi MFP instalada num Mac.
Na semana passada, a Apple lançou o novo sistema operacional, o OS X 10.10 (Yosemite).
No site de suporte da HP, o último driver que saiu para essa impressora e para Mac foi para o 10.7 (o 10.8 e o 10.9 só receberam firmwares; nada de drivers).
Até o 10.9, a impressora funcionava perfeitamente, usando o driver do 10.7 (o último que saiu).
No entanto, com o novo 10.10 o driver antigo não funciona mais e, ao entrar no site da HP, não há nenhuma disponibilidade de driver para esse novo sistema.
Imprimindo ela até está, pois o próprio sistema operacional já vem com drivers universais pré-instalados e algum deles serviu nela (automaticamente). No entanto, o scanner não está funcionando.
As perguntas que não querem calar são as seguintes:

  1. Qual a forma e fazer o scanner funcionar?
  2. Considerando que já são 3 versões do SO que não recebem um driver, será que a HP encerrou o suporte a esse modelo? Detalhe: ela foi comprada em 2008 e, portanto, está com apenas 6 anos de uso.
  3. O OS X 10.10 (Yosemite) já havia sido anunciado há vários meses. Será que a HP não teve tempo suficiente de providenciar o driver, para não deixar seus clientes na mão, como eu fiquei?
    Agradeço a quem puder ajudar, principalmente na solução do problema.
    Obrigado.

#2

Típicas perguntas que só o suporte da HP poderá te responder:

  1. Página inicial de suporte;
  2. Fórum de Suporte HP, o mais adequado para expor seus problemas;
  3. Contato direto com o suporte HP;

#3

Pois é…eu peço desculpas novamente se o meu assunto não é para esse fórum.
Mas já fiz essa pergunta lá no fórum do suporte da HP e ninguém me responde.


#4

Pode ser que haja alguém aqui que possa te ajudar, mas não creio que as chances sejam maiores que do próprio suporte da HP, portanto, tente entrar em contato direto com o suporte através de telefone ou e-mail, tenho certeza que não ficará sem resposta.


#5

Olá galera,

Segue umas pequenas dicas:

  1. Antes de atualizar ou reinstalar qualquer (OS) sistema operacional tem que ser verificado se todo seu conjunto de hardware, principalmente os periféricos, já estão com suporte para a nova versão;

  2. Aconselho não instalar nenhum software novo logo no lançamento. Normalmente as primeiras versões necessitam de melhorias, que serão lançadas com o tempo;

  3. Os mercados de software e hardware andam de mãos dadas. Um alavanca o outro, estratégia adotada pelas duas indústrias, isso quer dizer que apesar dos poucos 6 anos de uso de sua impressora, esse número na escala de tempo deles é uma eternidade. Milhares de produtos novos são lançados em 6 anos e a indústria aos poucos deixam de dar quaisquer suporte aos equipamentos mais antigos “obrigando” os usuários se atualizarem, ou seja, comprar os lançamentos mais recentes.

Dê uma olhada nessa página : http://h20566.www2.hp.com/portal/site/hpsc/template.PAGE/public/kb/docDisplay/?spf_p.tpst=kbDocDisplay&spf_p.prp_kbDocDisplay=wsrp-navigationalState%3DdocId%3Demr_na-c03800910-6%7CdocLocale%3D%7CcalledBy%3D&javax.portlet.begCacheTok=com.vignette.cachetoken&javax.portlet.endCacheTok=com.vignette.cachetoken

Infelizmente acho que eles terminaram o suporte a essa impressora no O.S 10.7 : Apple Software Update (print-only) 1,2 / Full solution 10.7 5

Mas vale tentar ver alguns fóruns …

Abs


#6

Agradeço pela ajuda, pessoal. Mandei mensagem para a HP EUA; vamos ver se respondem.
Esse forum aqui é para a área de engenharia?
Abraço.