Impressão 3D - Como dar acabamento no PLA?


#1

Olá amigos,

A menos de um mês comecei a usar a Makerbot z18, para protótipos de embalagens e estou com dificuldades com o acabamento no PLA. Os modelos tem ficado com muita marca das camadas de filamento, mesmo usando a configuração em qualidade alta (layer height 0,10mm). Principalmente nos modelos arredondados.
Tenho alguns filamentos de PLA e gostaria de umas dicas sobre melhorar a qualidade da impressão através das configurações da impressora.
Vi também alguns vídeos no youtube de acabamento com acetona no PLA e ABS. Alguém ja testou?
E o ABS, será que fica menos grosseiro que o PLA?

Obrigada
Viviany


#2

Da pra colocar uma foto so para ter noção de como está ficando? Sim acabamento em acetona é o mais utilizado http://site.designoteca.com/wp-content/uploads/metodo-para-dar-brilho-impressao-3D.jpg


#3

Olá Thomaz,

Ontem usei acetona para tentar dar acabamento. Primeiro usei o vapor dela, conforme vi aqui no fórum, só que o PLA ficou brilhante e as camadas continuaram lá. Em seguida, com a acetona ainda aquecida dei vários banhos na peça, aí as camadas ficaram um pouco mais unidas… mas não chegam nem perto da foto que você colocou no link e a peça ficou sem brilho, que pra mim tanto faz…

Esse link que você enviou é PLA ou ABS?
Se for PLA, como chego nesse resultado?

Só para registrar: Usei uma recipiente de vidro em cima da George Foremam para aquecer sem por fogo na casa.

A foto anexa é da peça sem tratamento.

Obrigada!


#4

Antes de falar da acetona, você tem que melhorar ao máximo sua impressão. Na foto a qualidade parece boa… para uma impressora normal , qual a temperatura do hotend,(extruder) você sabe dizer (essa cor brilhante e esses pedaços aparentam uma temperatura alta)? Qual acetona você usa(existe uma mais pura outra diluída).


#5

Só como curiosidade. Que tipo de acetona se usa nesse processo?


#6

Tente dar uma lixada antes pra diminuir as linhas e depois usar acetona (q eu nem sabia que funcionava no PLA e sim ABS) e deixe o pó do lixamento na peça pra derreter junto. Teste antes pra ver o resultado pra nao perder a peça.


#7

Oi Thomaz,

A temperatura do extrusor é 215°, a câmara(no caso da Z18 é fechada) percebo que varia entre 23° e 28°, acho que vai aumentando no caso de peças grandes. Essa por exemplo teve duração de 30 horas de impressão.
A acetona que usei é Pura.


#8

Oi Wagner,

Precisa ser acetona pura. Em SP comprei na Lapa http://www.benzol.com.br/.
Para comprar mais de 2 litros ao mês é necessário uma autorização da Polícia Federal.
Também vi para vender no Mercado Livre…


#9

Obrigada pela dica Rodrigo, o PLA é bem chato de lixar, quase não sai pó… de qualquer forma vou deixar o pouco que sai. :wink:


#10

Tenta imprimir peças menores 1cm³ variando a temperatura de 190 até 215 de 5 em 5 ou de 10 em 10.
Você consegue também a acetona diluída (acho que 70%) em farmácia, testa ela também fazendo banho maria para aquece-la


#11

Olá Thomaz,
Acompanhei alguns poster que voce comentou sobre impressão 3d, e como eu sou novo talvez vc possa me ajudar também…
Eu gostaria que as minhas peças impressas ficassem tudo com a mesma textura nas superfícies, por exemplo a camada inferior (First Layer) ela fica tipo uma telinha na parte inferior, eu já pesquisei e tal mais não consegui nada a respeito, será que voce consegue me ajudar ??
Me add no Skype - alex.hencke
Abraço!


#12

Qual software que você usa?


#13

Repetier Host V1.6.2


#14

E você usa o slic3r?
Pode tirar uma foto da impressão pra saber exatamente do que você está falando?


#15

Thomaz, tudo bem? sou um entusiasta das impressões 3D e estou vendo em comprar uma impressora para fazer disso um hobby. Tenho visto por ai muitos videos e instruções de acabamentos pois um grande problema das impressões FDM é justamente o acabamento. Vendo esse exemplo que colocou, fiquei curioso no processo utilizado, pois ficou em ótima qualidade.

Minha dúvida seria se foi vc mesmo que realizou esse acabamento? caso não, ja conseguiu realizar algum acabamento nesse nivel de qualidade? caso sim, qual foi o processo realizado.

Obrigado,
Lucas


#16

Lucas, esse acabamento que o Thomaz mostrou é para peças em ABS, e não em PLA.
E o acabamento por exposição à acetona, além dos riscos inerentes à acetona em si enfraquece as peças em ABS. Se forem pecas “decorativas” geralmente isso não tem importância, mas em peças com função estrutural ou mecânica pode ser um problema.
O PLA não é afetado por vapor de acetona.


#17

@Lucas_Ferro Oi, o @Ludicon está correto o acabamento da imagem é para peças em ABS, mas alguns filamentos em PLA também funcionam, isto pois não são totalmente “puros” e é claro o acabamento não fica igual ao de acetona+ABS, mas com certeza é uma opção. Sim, já fiz alguns testes e consegui melhorar o acabamento de filamento PLA com acetona (novamente ressalto que não funciona para todos os filamentos, vai depender da marca). Uma opção sempre boa é ter um kit de limas de modelismo e uma lixa 1000 e superior.
A própria ULTIMAKER recomenda clorofórmio para dar o acabamento em PLA. Já existem opções comercias proprias para o fim, mas ainda não no Brasil.

Esses plásticos ABS,PLA, etc são polímeros e como tal são formados por cadeias de monômeros o que esses agentes (Acetona e clorofórmio) fazem é quebrar essa cadeia, literalmente corroem o plastico, ou melhor derretem ele.
Qualquer que seja o método tome muito cuidado, pois estes gases são tóxicos.



#18

Clorofórmio, além de ser extremamente controlado e dificil de comprar, é mortal acima de uma certaq concentração no ar.
Eu fiz duas maquetes de equipamentos médicos para uma faculdade local de medicina, e dei o acabamanto no PLA usando spray primer automotivo “premium”, que é uma tinta muito grossa, aplicado em várias camadas finas e com lixamentos com água entre cada aplicação. No final, as peças foram pintadas de branco.
Um efeito interessante : a aplicação do primer fez o PLA retrair, o que causou empenamento perceptível em algumas peças mais longas.


#19

Clorofórmio, além de ser extremamente controlado e dificil de comprar, é mortal acima de uma certaq concentração no ar.
Eu fiz duas maquetes de equipamentos médicos para uma faculdade local de medicina, e dei o acabamanto no PLA usando spray primer automotivo “premium”, que é uma tinta muito grossa, aplicado em várias camadas finas e com lixamentos com água entre cada aplicação. No final, as peças foram pintadas de branco.
Um efeito interessante : a aplicação do primer fez o PLA retrair, o que causou empenamento perceptível em algumas peças mais longas.


#20

Clorofórmio em questão entra na categoria de controlado por quantidade, você pode comprar até 2litros sem licença especifica na verdade não é dificil de comprar. Há uns 4 anos comprei 300ml sem problemas para colar acrilico. De fato, por exemplo a ingestão de 30ml de clorofórmio causa morte, e os gases também podem causar problemas até mesmo câncer. Use por seu próprio risco