Impressão 3D da face do bebê do exame da ultrassonografia


#1

Olá gente, estou tentando montar um projeto para impressão em 3d da imagem do bebê do exame da ultrassonografia mantendo suas caracteristicas faciais sou leigo no assunto, minha duvida e a seguinte, eu posso pegar a imagem em jpeg, o no arquivo DICOM, para baixar e trabalhar o arquivo em um software de 3d para o preparo da impressão ?

Agradeço as informações que este fórum possa me brindar.


#2

Para impressão 3D você precisa de arquivos .STL ou .OBJ, JPEG não serve pois é 2D.
Dei uma pesquisada sobre converter arquivos DICOM para STL e ao que parece existe um portal gratuito:

https://www.embodi3d.com/democratiz3D/

Quanto à impressão em si, se deseja detalhes finos você terá de partir direto para processos DLP ou SLA (ambos em resina), e prepare o bolso…
Impressão 3D pelo processo FDM não dará resultados muito bons a menos que faça em ABS e trate com vapor de acetona, pois a altura minima de camada de uma impressora 3D FDM geralmente fica em torno de 0.1mm, o que deixa a impressão “riscada”.


#3

Excelente Ludicon, vou iniciar o projeto, me recomendaria uma impressora com bom acabamento em ABS, pensei no inicio em uma Sethi S3, o teria outra melhor ?


#4

Eu tenho duas Sethi3D modelo AIP, uma delas há mais de dois anos, e escolhi esse fabricante pelo excelente custo-benefício da máquina e pelo excepcional pós-venda e suporte técnico.
Recomendo a Sethi3D de olhos fechados !
Comentários adicionais: para obter bons resultados em impressão com ABS, a impressora precisa estar protegida de correntes de ar. Assim, se você for escolher um modelo aberto (como a AIP, meu caso), adquira ou faça uma caixa protetora (a própria Sethi3D já vende uma caixa adequada para as AIP). Se o modelo escolhido for fechado (S2 ou S3) não precisa se preocupar com isso.
Outro detalhe : Acetona é PERIGOSA, além de complicada de comprar. A “acetona” de farmácia vendida para remover esmalte de unhas não serve, você precisa de Acetona pura. E lembre-se de que ela forma vapores tóxicos e explosivos. NUNCA tente fazer tratamento com vapor de acetona aquecendo a acetona em chama aberta. Eu faço em temperatura ambiente, apenas usando um vaso fechado e um material poroso molhado com acetona, o processo demora mas é mais seguro e previsível. Se tiver mesmo de aquecer (por exemplo, em climas muito frios), use um aquecedor elétrico ou até mesmo a própria mesa da impressora. Ajuste a temperatura para uns 45 ou 50 graus, é suficiente.


#5

Boa noite Ludicon, estava tentando pelo site embodi3d que você me indico , mais ele converte arquivos Dicom a STL so de Tomografia, voce terá outra forma para converter o arquivo Dicom da Ultrassonografia?


#6

Olha a informação do site, fala so do ultrassom em 2D , mais a imagem em 3D e a que eu quero trabalhar, terá alguma forma.

“As imagens de ultra-som são geradas quando as ondas de som são enviadas para o corpo por um emissor de ultra-som. As ondas, em seguida, saltam várias estruturas e são detectadas por um receptor, normalmente incorporado ao emissor. O conceito é semelhante ao sonar que é usado em navios e submarinos. Com base na força e profundidade do retorno do som, uma imagem pode ser criada. As imagens de ultra-som podem ser usadas para impressão em 3D, no entanto é muito difícil fazê-lo porque as imagens individuais não estão registradas em um local fixo no espaço. As imagens são adquiridas deslizando o transdutor de ultra-som na pele. A localização exata no espaço e no ângulo do transdutor no momento da aquisição da imagem não é conhecida, o que torna a geração de um volume 3D difícil ou impossível”


#7

Eu entendo MUITO de projeto e de impressão em 3D, mas não mexo com área médica.
Sei como funciona o ultrassom, mas não conheço os arquivos que ele gera. Isso vai ter de ser por sua conta…


#8

Bom dia!

Temos experiência na conversao dos arquivos DICOM para STL, limpeza e reconstrução da malha, bem como impressão 3d em diversas tecnologias.

nosso site www.3dcriar.com.br - temos impressoras FDM, SLA, DLP e SLS.

Inclusive para a impressão de fetos, já desenvolvemos um projeto com a maior fabricante mundial de equipamentos de ultrasson e ressonancia para impressão em escala industrial dos fetos .

Já sabemos quais são as barreiras e desafios junto as clinicas de radiologia e centros de diagnostico.

Mais do que simplesmente fornecer a impressora 3d, podemos te ajudar a materializar o projeto.

Abcs

André Skortzaru
11 972811999


#9

Precisei reparar e converter arquivos de Arquitetura gerados em Sketchup e acabei me defrontando com um portal que faz inclusive a conversão de arquivos DICOM:

Espero que seja útil…