Impression 3D construction


#1

Ola gente, sou novo no assunto impressora 3D, alguem por gentileza poderia me dar umas dicas?, Quero construir a minha, o meu desejo é poder fazer trabalhos grandes nela. Quero que minha impressora tenha uma area de impressao de 1500mm e que seja agil. Qual Hot end devo usar e por onde posso comecar para fabricar a impressora?


#2

Para 1500 mm você precisará de guias bastante rígidas (rigidas = pesadas) para evitar problemas de flambagem.
Estrutura pesada = máquina lenta a menos que você use motores MUITO potentes, e mesmo assim pode ter grandes problemas com aceleração.
Como você se declara novato, eu sugiro MUITA leitura, e comece com uma 3D “padrão”.
Dois outros fóruns que podem te ajudar na questão de construção de máquinas nessas dimensões são o guiacnc e o clubecncbrasil


#3

Muito obrigado. Em relação a estrutura eu irei fazer de aluminio, tenho mais duvida é na parte do hot end, será que devo colocar qual tipo e se caso eu escolha um tipo, será que vai ser bom para a velocidade da estrutura ( eixo X e Y)? Afinal o hot end tem que sobre pôr a demada de material necessario pela velocidade dos eixo, né?


#4

Não existem guias de precisão em alumínio… só em aço.
Em uma impressora 3D comum estamos falando de camadas de 0.3 mm de espessura para resolução baixa, e 0.1 mm para alta… Se sua guia flambar 0.5mm no centro já mandou no minimo duas camadas para o espaço.
Leitura, leitura, leitura… não tem como escapar disso…


#5

Olá amigo, eu fiz uma frezadora para madeira e usei como guia rolamentos de bicicleta, e como fuzo usei cabos de aço ficou bom(para madeira).

Estou juntando material para uma impressora 3d, na qual terá área útil de 1000x1000.
O modelo que vou fazer é delta robô,
Espero ter ajudado com alguma coisa.
Dá uma pesquisada


#6

Vc nunca parou para pensar que talvez possa existir uma boa razão pela qual 99% das Impressoras 3D possuem área útil reduzida (cerca de 200x200x200mm)?

Salvo raras exceções, impressoras 3D não fazem “trabalhos grandes”, isto porque o processo de impressão por sí só envolve muitos fatores limitantes (a questão estrutural é apenas um deles). O fator da escala aumenta exponencialmente a possibilidade de falha quando se aumenta a área útil.

Impressoras 3D são máquinas de precisão e repetibilidade da órdem de décimos de milímetro. Contruir uma impressora com área útil de 300x300x300 capaz de imprimir com qualidade e confiabilidade já é um grande desafio… compre um kit e monte uma prusa 200x200 pra começar a entender toda a problemática envolvida antes de tentar se aventurar em construir algo maior, isso vai te economizar tempo e dinheiro