[Iniciante] Placa de Fenolite

Boa tarde

Estou iniciando na área de eletronica e arduino, comprei um kit de arduino para aprender (ainda não chegou) e estou lendo diversos artigos e apostilas para aprender sobre o assunto.

Tenho um costume, se é bom ou ruim não sei, mas sempre penso no que vou fazer longe, e estou com planos de fazer pequenos sistemas para auxilio em casa, para isso já li que o recomendado é eu mesmo montar minhas placas usando as Placas de Fenolite.

Já vi em fóruns como montar alguns esquemas para algumas funções, mas no final sempre acabam usando o Arduino como “cérebro”. Gostaria de ver se existe algum material para que eu já possa ir lendo e tendo uma noção para depois poder praticar do inicio até chegar no nível de criar minhas próprias placas

Cara, pra ser sincero contigo as pessoas usam o Arduino por que é consideravelmente mais fácil se criar uma placa pra fazer algo útil usando um microcontrolado (nesse caso o Arduino, mas poderia ser outro) do que criar usando circuitos lógico apenas.

Dito isso, espero que você tenha comprado também algum shield de Arduino, o Arduino é só o cérebro, as mãos, os pés, os olhos e etc são os shields.

Você pode comprar um shield com sensor de pressão, sabendo a pressão atmosférica por exemplo você consegue calcular qual altura se está acima do nível do mar.
Você pode comprar um shield com sensor de luz, e fazer com que o Arduino faça algo quando estiver no escuro por mais de 20 minutos…

Fora sensores também existem os atuadores, tem atuador (que também é shield de arduino) que permite você ligar/desligar uma tomada de acordo com um pino controlado pelo Arduino, sacou?

Então, eu dei uma boa lida sobre o assunto antes de comprar, e sim comprei alguns shields, sensores, um pouco de tudo na verdade haha.

Eu entendo o que você quis dizer e não discordo em ponto nenhum, mas acho que talvez você tenha me entendido errado. O que eu quis dizer seria para projetos futuros, após mexer com Arduíno e dar um passo adiante, para construir uma placa, digamos, do zero, para deixar mais um pouco de lado a comodidade e buscar mais dificuldade, entendes?

@andrelsehnem é o caminho.

Quando for desenvolver seus próprios circuitos inicie usando as placas de fenolite. São baratas, fáceis de encontrar no mercado e mais propícias para circuitos simples.

Quando sua bagagem nesta área for aumentando e seu expertise permitir você naturalmente vai saber escolher entre uma placa de fenolite ou de fibra e face simples ou dupla face.

Não se preocupe a cada degrau subido sua confiança aumenta.

Boa sorte e Abraços.