Interpretação de Esquema

Estou aprendendo eletrônica por meio da Internet(youtube, google, foruns). E me foi recomendado que montasse esquemas simples usando CIs, para adquirir experiencia não só na montagem mas também no seu funcionamento. No momento estou tentando montar um amplificador com um CI que encontrei em uma sucata de um som, é o AN7164.

Para montá-lo eu estou seguindo um esquema que está no seu próprio datasheet(http://www.semicon.panasonic.co.jp/ds4/AN7164_E_discon.pdf).

Esquema:

A maior parte do esquema eu entendi, quero ajuda para entender a trilha que parte do pino 6 e vai para o pino 1. Na parte onde mostra 0V e 5V, não entendo. É para entrar com tensão de 0V à 5 V no pino 6? Não fazer esta ligação mudaria o que no seu funcionamento?

Olá Maciel

Esta simbologia deste pino com a bolinha e com este degrau com 0V 5V, significa que é uma entrada digital onde você deve alimentar com 0V (terra) ou 5V, dependendo do que quizer que o circuito faça.

No datasheet (página 3, 1° parágrafo) está dizendo que o pino 6 é um pino de Standby.
E pelo que eu entendi da descrição deste, apenas se você quizer deixar o CI em Standby (desligado) deverá colocar o sinal de 5V neste pino, para o seu caso acredito que deva ligar diretamente no 0V (terra, junto com o pino 9).

Quanto a sua ideia de não ligar nada no pino 6, acho que o amplificador ficaria ligando e desligando em função de algum ruído do sinal amplificado. Dificilmente seria danificado, mas o datasheet é claro que deve-se ligar 0 OU 5V no pino 6 e por consequencia no diodo que vai pro pino 1.

Espero que tenha sido claro.

2 curtidas

VLW ajudou muito. Montei e deu quase tudo certo. O único problema é que quando eu aumento o volume do sinal que entra nele ele começa a distorcer o som demais e estralar, mesmo sem usar todo o volume da fonte de sinal, uso apenas 30 % do volume e já fica estralando, no caso uso um computador como fonte de sinal.

Por nada amigo.
Tenta ligar um outro auto-falante no circuito para ver se o problema é realmente do circuito.

1 curtida