Iot - Prototipo para Internet das Coisas

Pessoal,

Estou querendo desenvolver um projeto utilizando Bluetooth ou Wifi. E’ um prototipo, portanto, nao precisa ser pequeno ou barato. Mas preciso fazer isso rapido.

Basicamente seria:
Microcontrolador+Modulo para comunicacao sem fio com o Celular+App para Android para comunicacao com o modulo

Preciso apenas de 2 I/Os e uma SPI.

Opcao Um:
Pensei no LightBlue Bean, mas ele so’ funciona com o iOS (The device released with Mac only support, and not even support for OSX Mountain Lion you had to be on Mavericks ) (uso linux e windows apenas).
Apenas tenho ferramentas em android para me comunicar com o modulo, entao seria interessante que tivesse alguma aplicacao open source disponivel…

Opcao Dois:
Dai pensei na sparkio - SparkCore, mas ainda estou incerto sobre suas limitacoes.
Specs:

Texas Instruments CC3000 Wi-Fi module
STM32F103 72Mhz ARM Cortex M3
128KB flash, 20KB RAM, 2MB external flash
802.11b/g
Smart Config setup
FCC/CE/IC certified

Opção Tres:
Weio, mas apesar de verificar no seu site sobre aplicativos celulares, nao encontrei nada… No site do indiegogo, onde tudo comecou, tambem nao existe nenhuma evidencia de que algum exemplo sera disponiilizado para android. Parece que tem que fazer tudo do zero. O preco tambem e’ muito salgado…

Opcao Quatro:
Placa WIFI ou Bluetooth da Adafruit com modulo texas. Nao existe nenhum aplicativo em android ou ios pra esse modulo. Deveria fazer todo o aplicativo. Mas como conecta-lo ao arduino parece ser bem simples e o codigo ja eh fornecido.

Opcao Cinco:
Launchpad + modulo CC3000 da texas. Mas tambem nao tem nenhum exemplo de como conectar a um aplicativo.

Nao queria fazer tudo do zero. Pensei em algo que pudesse me facilitar a vida.

(Ao me deparar com projetos com InternetOfThings para conexao com smartphone, algumas dificuldades com modulos prontos e’ bem evidente… Hoje, parece que a solucao mais simples pro meu prototipo seria mesmo a LightBlue Bean e a compra de um MAC :confused: )

Thiago Lima

@Thiago_Lima, você só precisa comunicar-se diretamente com o celular, ponto a ponto? Para esse tipo de aplicação, geralmente o WiFi é meio inconveniente, porque acaba precisando de acesso a um serviço na web para intermediar a coisa (ex.: Spark Core). O WiFi acaba sendo mais interessante para criar dispositivos ligados diretamente à nuvem.

Qual a sua dúvida quanto às limitações do Spark Core?

Sobre o CC3000, fique de olho porque acho pode ser uma plataforma meio problemática. Parece ser meio problemática quanto a firmware, já está sendo substituída pelo CC3200 e a própria Spark Core parece estar abandonando esse chip (a placa Photon deles não usa mais o CC3000).

Uma solução que pode ser interessante é usar um desses módulos Bluetooth / Serial da China conectado a um Arduino. Um amigo meu já fez um projeto assim e funcionou legal. A interface dele com o Arduino é via serial (pinos RX e TX), e para acessar os pinos de I/O e a SPI que você precisa a partir do Arduino é facílimo. Se você precisa prototipar algo rápido, essa seria a minha sugestão.

Obrigado pela Resposta. Sim, preciso comunicar so com o celular mesmo.

Acho que vou atacar primeiro Pelo Light BueBean e ver se fica muito complicado fazer um app pro android. Pensei tambem em usar o YUN ou por solucoes como o Flora http://www.adafruit.com/product/659 .

Mas muito obrigado pelas dicas. Vou fazer um dossie de tudo que descobri e quero sua opiniao
:slight_smile:
[]s

1 curtida