Leitura errada do leitor de energia elétrica

Bom dia manoel,

Estou escrevendo meu TCC e o assunto é o leitor de energia elétrica com o sensor sct-013, bem fiz a montagem do circuito na protoboard exatamente como você mostrou no PDF e na apresentação. porem sua leitura está errada.
noto que ele não está lendo a protoboard, pois se eu desconectar os 3 fios que ligam o arduino na protoboard a leitura não sofre alteração .Abaixo um exemplo.

Irms: 25.34 A Potencia: 3218.78 W
Dados enviados!
Irms: 21.35 A Potencia: 2711.62 W
Dados enviados!

Ou seja será que posso estar com problema no arduino …

Caro, me mande seu código e também uma foto de seu setup. Digo, onde o Arduino se conecta ao circuito.

mlemos, Segue o link da imagem do meu circuito.

LINK DA IMAGEM: https://www.dropbox.com/s/cgk3jl1nqxuudr7/20140512_200859.jpg

Minhas dúvidas. Este circuito não precisa de uma fonte de energia ? Não vejo isso no video, somente saida de REDE e USB do arduino.

Como segue a imagem, não estou usando um JACK P2, acabei por desencapar e soldar 3 fios no cabo para serem usados direto na placa sem a necessidade do P2.

Bem aguardo algum comentário.

Olá @comodoros, tudo joia?

Vamos lá…

  1. Sim, todo circuito precisa de uma fonte de energia. No caso da apresentação eu estava alimentando o Arduino através da porta USB e usando a própria alimentação do Arduino (pinos 5V e GND) para alimentar o circuito. Mas você pode usar outras formas.

  2. Sobre sua configuração, eu tentaria usar um JACK P2 para deixar a coisa toda mais limpa e evitar ruídos. Na realidade o sensor de corrente só usa 2 fios, apesar do cabinho ter três e do jack ser um jack stereo. Veja na foto:

  1. Sobre sua leitura estar incorreta, vejo algumas alternativas:
  • O circuito do divisor de tensão que conecta o sensor ao Arduino estar errado.
  • O circuito do divisor de tensão que conecta o sensor ao Arduino estár ligado ao pino errado do Arduino. Você precisa verificar o circuito e seu software.

Seu circuito está meio estranho. Veja como ficou o meu…

E ah… verifique se no programa do Arduino o pino está corretamente configurado. No caso do circuito acima o pino usado no sensor de corrente é o Pino 0. E neste caso o código deve ficar assim:

...
EnergyMonitor emon1; // Uma instância de um monitor de energial da Emon Library.
const int CT_PIN = 0; // Pino onde está conectado o sinal do sensor de corrente.
...

void setup() {
... 
emon1.current(CT_PIN, 64); // Calibração do sensor (deveria ser 111.1 para o SCT-013-100).
...
}

Acho que na apresentação o código está errado. :wink:

Espero ter ajudado!

Lemos,

Bem melhorei meu circuito e fiz ele certinho agora, está finalmente funcionando, igual ao vídeo da Campus Party, bem e agora, como eu construo o grafico usando ruby e sinatra?

Pouco conheço Ruby e Sinatra, utilizo apache, você teria algum passo a passo para juntar ruby+sinatra e ter o resultado com você mostrou no video ? Já que os arquivos da GIThub estão todos .erb.

Grato aguardo.

Olá! Estou com dificuldades em achar o jack p2 para comprar Pode me ajudar?

Olá @mlemos ,
Eu estou com o mesmo problema de leituras incorretas, eu já reconstrui o circuito, estou utilizando os mesmos resistores indicados por você 2 de 470k Ohms e um de 33Ohms resistor divisor de tensão e utilizo um p2, soldei somente 2 fios do p2 como os da imagem, aparentemente está tudo correto, mas será que o problema pode ser o sensor sct - 013 - 000? se eu utilizar um menor como por exemplo o sct - 013 - 030 resolveria o problema? o código que utilizo segue abaixo:

#include EmonLib.h
EnergyMonitor emon1; //Instância de um monitor de energia
const int CT_PIN = A1; //Pino conectado ao CT (sensor)

void setup(){
//Inicializa a porta serial para usarmos em depuração
Serial.begin(9600);
//Inicializa o monitor de corrente
emon1.current(CT_PIN, 111.11);
}

void loop(){
/*unsigned long t1 = millis();
double irms = emon1.calcIrms(1172);
Serial.println(millis()-t1);

*/

double irms = emon1.calcIrms(1480); //Mede a corrente
double potencia = irms * 220.0; //Calcula a potência
Serial.print("Irms: ");
Serial.print(irms); //Imprime a corrente na serial
Serial.print( “A\t”);
Serial.print(“Potencia: “);
Serial.print(potencia); //Imprime a potencia na serial
Serial.print(” W”);
Serial.println();

delay(200);
}

Grato pela atenção!

@mlemos
Estou fazendo também o Medidor de Energia mas estou utilizando o sensor
SCT-013 20A e estou com dificuldade na calibração do sensor, está com os
seguintes valores:
Corrente (A): 0,003A
Potência (W): 1,00W
Sem nenhum equipamento ligado ao sensor.
Estou utilizando 02 resistores de 10kohms e 01 capacitor de 100uF.
O meu código está da seguinte forma:

Você poderia me explicar como você efetuou o cálculo de calibração do sensor? Cheguei a dar um olhada no site http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/calibration mas não entendi muito bem.

Obrigada

Obrigada

Boa tarde,

Também estou com problema na calibração, ao invés de utilizar o valor 29, preciso colocar o valor 1.69 para que o arduino registre a corrente parecida com a corrente verificada por um Amperímetro, porém com fio ou sem fio passando pelo sensor, o valor da corrente não muda. Não sei mais o que fazer!