Ligação fonte arduino mega 2560 driver e motor

Sou desenhista industrial na mecânica estou projetando uma cnc , sou leigo em ligações alguem pode me ajudar a fazer esta legação se eu ligar um os outros devo conseguir.


Enviando… estou esperando minha tuoia chegar para desenhar o eixo Z

1 curtida

######Quando comentei não tinha carregado as fotos e não prestei a devida atenção ao texto, desculpem!!!
Você precisa de um driver como o L293D. Esse motor é 9 ou 12V, confirme. Sendo 12V, você deve alimentar o circuito com 5V e a referência com 12V. O ground deve vir do 12V tambem. Após isso, você coloca um ground do Arduino junto ao ground do 12V e faz as conexões do L293D. Aqui tem tudo o que você precisa.
L293D wiring:

Motor de passo:

O código necessário está disponível no link também. Espero que ajude.

A tensão em motores é apenas uma referencia, é seguro alimentar motores com até 20x a tensão informada, basta que o Driver possua a funçao de limitador de corrente. Aqui ele aproveita a ramps, mas voce pode ligar direto, basta ver qual porta da ramps corresponde ao do arduino, a ramps é interessante pois tem filtros e pinos que encaixam mais facilmente

Obrigado pela ajuda vou tentar ligar

Quase finalizado a parte mecânica vou partir para eletronica ligações depois a progarmação .

Obrigado pela ajuda de todos

Ruiz, veja este tutorial (em inglês) sobre como ligar seus motores no driver que você já possui: http://hobbycncaustralia.com/Instructions/iI72DIV268NToStepper.htm

Se tiver problemas com o link, pergunte aqui, te ajudo.

Quanto à sugestão do Djames, sobre o L293D, esse driver não irá te ajudar. O DIV268N já é um driver para seu motor, que além de atender a corrente que seu motor irá precisar, ele tem também controle fino (microstepping). Já o L293D além de não ser capaz de fornecer a corrente necessária para um motor desse tamanho, ele não realiza microstepping.

Ruiz, parabéns! Tá ficando muito bonito!

já conseguiu fazer a interligação? Eu ainda não montei a minha CNC, mas minha formação é eletrônica, e nisso eu acho que poderia te ajudar.

Notei que você já comprou um driver para o motor de passo (div268n-5a), nesse caso, você não precisa do l293d mencionado anteriormente. Os dois fazem a mesma função, porém o l293d é muito simplificado, não tem controle de corrente e nem é capaz de controle fino. O que você comprou é profissional mesmo!

Logo na caixa dele você acha uma configuração de corrente, e isso é muito importante, pois ele se comporta modulando a tensão alimentação de entrada, que usualmente é maior que a nominal do motor, e sempre garantindo que a corrente não exceda o máximo do motor. Desta forma, parecido com uma fonte chaveada, ele regula a corrente - e indiretamente a tensão - que vai para o motor. É por isso que o Thomaz diz que é seguro alimentar com tensões maiores. Elas nao vão diretamente para o motor, são reguladas pelo driver.

Novamente, se precisar de ajuda estou às ordens!

Obrigado rafaellcs
mas meu motor não tem o fio azul

Ruiz, encontrei este datasheet que deveria funcionar para seus motores, dado o código na foto:
http://digitechautomacao.com.br/downloads/manual-motor-de-passo-nema-23.pdf

Olhe o quadro na parte de baixo, do lado direito. Faça a ligação no seu driver seguindo aquilo. Se quiser mais velocidade e menos torque, faça a ligação paralela, e se quiser mais torque e menos velocidade, a ligação em série. Espero que isto te ajude!

fiz esta ligação sera que tenho que alimentar o drive com 5 ou 12 volts ou faze algum tipo de jamber pq não fincionou mas estou tentando obrigado pela ajuda preciso fazer funcionar para dar sequencia ao meu projeto, como disse sou leigo nesta parte mas arrisco errando é que se aprendo.

Ruiz, voce pode alimentar o driver com 12V ou mais (até 48V), basta acertar a corrente nos jumpers dos drivers.
neste link tem orientações sobre a corrente:

Acrescentando, eu não havia visto as fotos, quando eu comentei o browser não tinha carregado e não prestei a devida atenção no texto, desculpem pelo erro!

um amigo meu fez um programa para girar o moror de passo mas esta dando este erro que devo fazer segue foto

Parabens, está ficando bacana.

Erro no include da biblioteca
Acell Biblioteca

descompacto e coloco a pasta inteira ou so as funções

O Erro está explícito na mensagem e claro de ver. Na linha 1, caractere 27.

Bom dia alguem pode me ensinar aligar 3 motores tipo eixo X,Y e eixo Z. um eu liguei, depos me preocupo com a programação.aspeças que possuo são estas que esta na foto.

atenciosamente

Meu projeta ja esta assim.

Desculpe pessoal mas só assim para aprender … depois do primeiro fica facil a projetar outros tipos onde moro não tem nenhum curso a respeito de arduino só facul mesmo.

qual é exatamente sua duvida, voce ja ligou 1 entao é so repetir o procedimento para os outros 3