Linguagem de programação para Raspberry pi 3

Lá vou eu para minha segunda dúvida de iniciante: para o meu projeto de automação citado em meu outro post, pretendo criar um aplicativo para Android e posteriormente um software para Windows os quais irão fazer o controle dos meus aparelhos e monitorar os sensores, resumindo, irei automatizar lampadas, portão, sistema de som, talvez montar uma central de alarme com câmera se for possível, fazer a leitura de algum sensores e só.

Hoje, programo bem em:

  • Pascal para Windows, utilizo o Delphi.
  • Android, utilizo o Android Studio ou Delphi.
  • iOS, utilizo XCode ou Delphi.
  • Linguagens para Web (PHP, ASP, Node, JavasScript, etc). Li sobre a possibilidade de controla-lo via PHP, mas ainda não me aprofundei nisso.

Tenho conhecimento em C++, mas não muito, e também não gosto muito, também não queria usar python. Tenho um pouco de conhecimento do Visual Studio da Microsoft. Ja trabalhei um pouco com servidores linux. Tenho conhecimento básico em eletronica.

Li sobre utilizar o windows em raspberry pi, mas pelo que entendi não é uma interface grafica, apenas uma sdk, e nao entendi se é possivel executar dentro dele um programa .exe para windows e se for, se esse exe poderia controlar ou ler suas GPIO, apesar de acreditar que sim.

Levando isso em consideração, alguém conhece algum material que possa me ajudar nisso? Diretivas por onde seguir para iniciar e que me permita usar o maximo de ferramentas que ja conheço para programar o software controlador?

Agradeço.

Eu faria a aplicação no Raspberry Pi usando alguma linguagem web simples, como PHP, Node.js ou Python. Se você criar uma API REST, fica super fácil daí, basta configurar os clientes do celular e computador para interagir via API com o Raspberry Pi (usando HTTP POSTs e GETs). Tem diversos repositórios com código pronto no GitHub para várias linguagens diferentes. Use eles como referência para você poder fazer um protótipo rápido.

Aqui vai um para você poder começar: https://github.com/juangesino/express-gpio-rest-api

Obrigado Rafael, é isso mesmo que penso em fazer, e a partir dai o céu seria o limite, pois daria pra fazer qualquer coisa, seja uma interface completa para Windows, Mac, iOS, Android ou Web.Tenho varias ideias que vou colocar em prática.