Linguagem de programação Raspberry

Boa noite pessoal!

Esto iniciando em Raspberry pi e gostaria de entender um pouco mais sobre como ele funciona.
Li que ele pode ser programado em C++, Java, Python e etc… mas qual delas é a mais recomendada para se programar no Raspberry? até então só tinha utilizado C++ para programação no Arduino.

Caso não seja C++, vocês tem algum livro, página, vídeo ou tutorial que poderiam me recomendar para começar meus estudos?

Obrigado a todos!
William

Como o Raspberry Pi roda sistemas operacionais “comuns” como linux ou até mesmo o Windows 10, pode ser utilizada praticamente qualquer linguagem de programação, mas a quantidade de material disponível na Internet é em sua maioria sobre Python no ambiente linux.

Como eu não gosto muito de Python costumo fazer meus programas em NodeJS(javascript), mas em termos de performance acredito que a linguagem mais indicada seja C++.

Caso queira programar em Python, a documentação oficial possui bastante conteúdo.
https://learn.adafruit.com/category/learn-raspberry-pi

Fiz um vídeo explicando como fazer um LED piscar com Pigpio (Python) e Raspberry Pi

Depende muito do que você pretende fazer. Se quer utilizar visão computacional, tem que er C++ ou Python. Se quer controlar GPIO, shell script é mais que o suficiente. Se pretende fazer leitura analógica, então precisará de um conversor AD. No Brasil esses CIs ADC custam uma fábula e vale mais a pena pegar um Arduino Pro Mini pra utilizar seus pinos analógicos e interfacear de outro modo com o Raspberry. Se não tiver experiência ou se não quiser programar com Arduino, só lhe resta a opção de um CI ADC.

Como você está iniciando, sugiro a leitura desse post, que alias, tem até dicas úteis pra maioria dos usuários, pelo que tenho visto de dúvidas por ai:


Essas dicas lhe auxiliarão em todos os recursos da board. Fiz um outro artigo de interação com bluetooth utilizando o protocolo SPP para comunicação serial sem fio, onde fiz uso de shell script, C e Python. Acho que é uma boa didática pra ver um pouco do que você pode fazer:

Fora isso, tem diversos artigos focados em Raspberry Pi e Banana Pi no site, é só ir na lupa. :wink:
Se tiver dúvidas ou precisar de alguma dica mais, assobia pra gente aqui no forum.