Lista de Itens p/ projeto

Boa tarde,

Curso Eng. Elétrica em uma faculdade do Sul de SC. Neste semestre fomos desafiados a realizar um projeto p/ todas as disciplinas. O projeto consiste em um controlador p/ um motor elétrico trifásico, ou seja, vamos precisar utilizar um controlador digital para controlar um driver (inversor) que por fim alimenta o motor.

O controlador recebera uma entrada analógica vinda de um tacômetro acoplado no motor, estou pensando em utilizar um RASP nessa aplicação, pois com ele posso programar facilmente uma interface Web interativa e agregar mais ao projeto (programo em alguns frameworks python). Porém eu sei que o RASP não possui entradas analógicas sendo necessários outros componentes para traduzir o sinal para o controlador.

Possuo um orçamento curto para o projeto (que eu mesmo vou bancar) e em relação a parte de controle estou pensando em adquirir os seguintes equipamentos:

O demais eu encontro na universidade.

A minha dúvida é, a Tela LCD que descrevi acima usa as portar GPIO do equipamento, mas não todas, será que é possível utilizar essa Tela LCD e as entradas de controle simultaneamente,

Sou novato, me perdoem qualquer vergonha que possivelmente eu possa ter passado.

Se alguém tiver alguma dica para meu projeto eu fico muito grato.

Obrigado pela ajuda,
Gustavo A. Ronconi
Universidade SATC.

Olá Gustavo,

eu tenho modelo de touchscreen 3.5’ TTF, acredito que seja bem parecido com o que você pretende comprar. Ele utiliza 26 pinos, então sobram pinos GPIO sim.
Quanto a esse display, confesso que minha experiência não foi boa. Dependendo da versão que você compre (geralmente os vendedores não passam bem essas informações), é bem difícil de realizar a configuração e o tempo de resposta da tela é bem lento.
Acho que uma solução mais simples pra você pode ser comprar um adaptador HDMI para VGA. Alguns adaptadores funcionam de imediato, outros precisam de algumas configurações no config.

O kit do raspberry parece bom.

Espero ter ajudado, abraços.

Michelly

1 curtida

Oi Gustavo,

Tudo bem? Não há motivo algum para você ficar com vergonha. O Raspi é ótimo se você quer programar em uma linguagem mais high-level como Python, ou se você quer criar uma aplicação web. Sim, você precisará de um conversor analógico/digital, e o MCP3008 é ótimo para o Raspi.

Sobre a tela LCD, sim, ela não usa todas as portas, mas como a @midejesus disse, o tempo de resposta será um pouco lento (ela usa SPI). E como ela usa SPI e o MCP3008 também, talvez tudo fique lento, dependendo da velocidade máxima que tanto o LCD e o chip conseguem comunicar.

É possível fazer com o que você listou, mas será desafiador se você não sacrificar alguma coisa. Eu usaria uma tela que não é touchscreen, via HDMI ou VGA e plugaria um mouse e teclado no Raspi. Não é a solução mais bonita, mas é funcional. E se você topar abrir mão do Raspi, é possível fazer o projeto com Arduino ou talvez até mesmo um ESP8266, mas você terá que fazer uma boa parte da programação em C.

Bom dia Mide e Rafael,

Obrigado pela dica, realmente a minha intenção para a Tela LCD neste projeto é apenas utilizá-la para programar o controlador. Depois disso o RASP atuaria como um servidor web e eu controlaria por ssh com um simples Putty, vou procurar alguns conversores VGA/HDMI para poder utilizar um monitor que possuo em casa, ou quem sabe a própria TV da sala possa me ajudar.

Pra agregar um pouco mais, estou pensando em hospedar a aplicação em um servidor que gerencio na minha empresa e programar o RASP para receber as requisições e executá-las. Ou seja, trabalhar na plataforma: cliente > servidor > controlador. Com isso posso utilizar vários controladores em uma mesma aplicação (não que eu vá utilizar), mas certamente daria um UP no projeto. Se tiverem mais alguma idéia, agradeço muito.

Obrigado pela atenção.
Gustavo A. Ronconi

Boa tarde, Gustavo.

Já que vc disse estar com a grana curta, vale dar uma olhada no site www.modmypi.com e como a empresa é da Europa, a possibilidade de ser taxado já cai bastante.
Minha ultima compra por lá chegou em 15 dias sem ser taxado.

1 curtida

Bom dia Rfelix,

Obrigado, economia sempre é bem-vinda, vou seguir sua dica.

Att,