Madeira para confecção de peças pequenas

Pessoal tem alguma madeira que seja fácil de trabalhar para fazer peças pequenas. Por exemplo, estou querendo fazer um círculo de 25 mm de diametro por uns 2 mm de espessura para fixar em um motor DC e servir como eixo.

Tipo o dessa foto:

New photo

Mas não sei se madeira tem resistência boa para fazer isso ou que tipo de madeira seria adequada.

Para isso utilizaria uma serra copo, como essas:

www.leroymerlin.com.br/serras-copo

Mais uma dúvida, essas serras copo são adequadas para isso? Quer dizer, eu sei que são boas para fazer buraco, mas não sei o que acontece com a parte que cortada da madeira (fica um círculo utilizável ou a serra estraga?)

Olá!

Sou aeromodelista/fabrico aeronaves em escala menor.

E a madeira Balsa (Ochroma Pyramidale) é a que mais usamos quando queremos resistência com leveza.
Há ainda compesnsados navais (ou plywood) de diferentes espessuras que podem dar ainda maior resitência, mas tem peso maior.

Sempre compro aqui: http://www.tevelmodelismo.com.br

Boa sorte!

Olá Ecodrones, obrigado pela resposta.

Uma dúvida, é fácil cortar esse tipo de madeira com uma microretifica? Digamos que eu trabalhe com uma peça de 3 mm de espessura, com uma Dremel eu consigo trabalhar com esse tipo de madeira confortavelmente ou precisar de uma ferramenta elétrica especial?

Alex, até 3,2mm (1/8 polegada), eu corto com estilete de lâmina larga, sem problema algum, mas quando vc corta no sentido das fibras da madeira.

Como cortará circulos, irá cortar contra a fibra também, o que pode dificultar um pouco o acabamento, principalmente em espessuras maiores.

Serra copo, claro, seria muito mais rápido, preciso e não iria requerer acabamento quase nenhum. A peça sai pronta.

Microrretífica, para cortes em chapas finas de madeira balsa, seria como usar um “canhão para acertar um passarinho”.

Mas cuidado, pó de balsa “vicia”!!

Brincadeira que os aermodelistas falam, pois é tão prazeroso lidar com essa madeira, que difícil será deixar de usá-la!

Pois é, dei uma pesquisada rápida na internet e parece que é bem fácil cortar essa madeira com faca ou estilete. Vi uns videos e parece muito boa de trabalhar essa madeirinha.