Medir vazão com o sensor hc-sr04

Estou tentando medir a vazão de um fluido utilizando o sensor hc-sr04. Alguém sabe se é possível?

@Jonatas_Soares_Rodri,

Você pode medir o fluxo medindo o consumo do fluido ao longo do tempo. Realiza medições em tempo fixo com o SR04 e de acordo com a altura do fluido você pode, no tempo, detectar o consumo ou vazão, depende do que pretende.

Se eu entendi errado me diz pra eu poder melhorar a resposta.

Abraços.

Medir volume com esse modelo de ultrassom já é complicado porque não tem precisão para isso, mas para medir fluxo não tem jeito a não ser que faça como o WagneB disse mas ai cai na dificuldade de medir volume que disse.

Para fluxo de vazão e melhor utilizar um sensor de fluxo mesmo, tem um para cara tipo de fluido.

Seguindo a linha do @Nicolas procure por sensores por tempo de transito, que inclusive utilizam trasdutores ultrassonicos para medir fluxo de líquidos de forma não intrusiva.

Ainda estou pesquisando sobre este tipo de sensor que é adequado para medir vazão em tubos que é meu interesse no momento.

Creio que o mais complicado é encontrar transmissores/receptores ultrassonicos no mesmo receptáculo, nesse nosso mercadinho, para montar o sensor que mede o transito do líquido nos dois sentidos. Daí é só aplicar um pouco de matemática e conceitos físicos para determinar com alguma exatidão o fluxo/volume do fluido passando no duto.

Bom, se não for esta a sua linha de medição nos dá uma luz para podermos ajuda-lo.

Abraços.