Mensuração de area foliar atraves do uso de arduino e sensores ultrassônicos

BOM DIA GALERA, MEU NOME É ANNE FAÇO UM CURSO DE TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, ESTAMOS DESENVOLVENDO UM PROJETO INTEGRADOR, PRECISAMOS MENSURAR UMA ÁREA DE CAFÉ, A IDEIA É USAR SENSORES ULTRASSÔNICOS PARA REALIZAR ESSA MEDIÇÃO. VAMOS UTILIZAR OS SEGUINTES MATERIAIS: Placa Uno R3 e Sensores ultrassônicos HC-SR04. SOMOS LEIGOS NO ASSUNTO TEMOS BASE DE ELETRÔNICA, PRECISAMOS GERAR UM ALGORITMO PARA MENSURAR ESSA AREA, ALGUEM PODE NÓS AJUDAR?

ABRAÇOS!

Comece usando o exemplo da própria biblioteca do sensor ultrassônico: lib

Esse tutorial ensina a montar um sensor: FelipeFlop

Depois tende acrescentar o segundo sensor, com esse tutorial.

Para finalizar não é difícil. Basta multiplicar os valores dos sensores 1 e 2:

  Serial.print("Distancia sensor 1: ");
  Serial.print(s1);
  Serial.print(" - Distancia sensor 2: ");
  Serial.print(s2);
  Serial.print(" - AREA: ");
  Serial.print(s1*s2);

Esses sensores conseguem chegar em uma distância bem pequena, tipo uns 3 metros, não muito além.
Dependendo do tipo de objeto fica ruim de refletir a onda de ultra-som, funciona melhor medindo distância quando apontado para uma parede lisa.

Você pretende mapear a área? Porque além desse sensoriamento de distância precisaria atribuir coordenadas GPS para cada medida que fizer…

Obrigada pela dica, vai ser de muita ajuda assim que for precisando vou perguntando a vocÊ, tudo bem?

Obrigada, Inicialmente é criar esse projeto e mensurar um único pé,para logo apos entrar com coordenadas georreferenciadas através de imagens e software SIG.

Obrigada pela ajuda!!! Vamos precisar de mais informações, assim que forem surgindo duvidas recorro a vocês!

Bom dia! Começei o projeto, só que esta ocasionando alguns erros poderiam me ajudar?
Instalei a IDE (ok), esta reconhecendo a placa arduino uno, baixei a biblioteca do sensor e na hr de carregar fica desse jeito meio que trava, meu sistema operacional é o windows 10 , pesquisando verifiquei que pode ser windows.

Existe muitas maneiras de fazer este trabalho e eu não recomendaria utilizar este tipo de sensor devido as limitações que ele tem (leitura de distância).
Eu recomendaria utilizar um módulo de GPS que já tem muito material disponivel e o custo não é tão alto e ficaria algo mais profissional. Para distancias em propriedade rural o ideal seria o uso de sensores a laser com ou sem a utilização de prisma.
Com o uso de prisma vc consegue a leitura de mais de 500 metros sem prisma leitura de menos de 500 metros e são sensores que custam no minímo uns 3 mil reais. Então voltamos a shield do GPS que é mais barato.
Quanto a shield do GPS vc pode ter um erro de até 12 metros ou mais se o uso for um GPS pós processado a precisão é em torno de 7mm. mas um equipamento desse gira em torno de no mínimo uns 30 mil reais…
Vamos imaginar o seguinte para locar os pontos de GPS vc terá que se deslocar até o local do ponto certo?
Uma maneira de fazer isso e obter um aparelho de baixo custo e com uma ótima precisão é desenvolver um tacometro com o arduino (fácil, fácil!!!) dá até para utilizar uma bicicleta! e um leitor de angulos (fácil também) ai por intermédio de angulo e distancia vc conseguirá fazer um poligono vetorial onde vc obterá a área fácilmente e com relativa precisão.