Microfone para automação, qual serve?

Então pessoal, como vão, tudo bem? Criei um projeto piloto bem legal em casa, controlo praticamente toda a minha casa usando meu smartphone, inclusive fiz uma central de alarme inteligente, vários sensores e um rapsberry + arduino, mas, agora, queria avançar, colocar comandos de voz (http://jasperproject.github.io), onde teoricamente seria possível enviar comandos para acender ou apagar uma luz, e assim por diante, já vi algumas formas de fazer e creio que quanto a programação não será problema. Meu problema principal é quanto a hardware, mais especificamente o microfone. Alguém me indica qual microfone usar ( pode ser um link do aliexpress do produto que sirva)? Pretendo a principio colocar um microfone em cada quarto, um na sala e um na cozinha. Eles precisam captar a minha voz a cerca de uns 5 metros de distancia e conduzir até minha “central (um raspberry e um arduino)” que esta no terceiro andar, dentro do home office, uns 10m de fiação no máximo (nos exemplos com Jasper eles usam um microfone USB, mas no meu caso preciso de fio longo) . Desde já agradeço qualquer dica.

É uma ideia sim, mas será que se eu cortar o fio um microfone destes fazer uma emenda expandindo o seu comprimento ele continua funcionando corretamente? Um mic deste deve ter uns 2 metros de fio, preciso colocar um fio que atinja uns 10 metros.

Obrigado pela dica. Vou testar. Se tudo der certo disponibilizo o codigo fonte do projeto (softwares de controle) junto com os esquemas aqui no forum, valeu!

Qual seria o uso que pretende fazer? Apenas para usar com palmas ou ruídos simples, ou por meio de palavras? Estive pesquisando para implementar mais para frente um projeto semelhante ao seu, quando descobri que é necessário um microfone com reconhecimento de voz, sendo que existe shield para o arduino com esta função, mas são um pouquinho caros, mas acredito que resolveria o seu problema. Quanto as compras uso com tranquilidade o DX.COM, inclusive com seguro nos extravios dos objetos.

Bom dia Luiz, tudo bem? Meu projeto irá controlar através da voz, vou pesquisar melhor sobre isso então. Para raspberry pi existe o Jasper, uma especie de “API” para facilitar o trabalho. Em Arduino ainda não pesquisei como fazer, mas também creio que isso não seja problema.

Freelabrasil, vc deu sequência no seu projeto com os microfones “espalhados” pela casa? Estou com o mesmo problema. Como ligar diversos microfones no mesmo computador a aproximadamente 10 m de distância. Obrigado.

Se eu foce fazer algo parecido, que funciona quando seu radio ta ligado, interferências etc., eu usaria, microfones ligados a bluetooth 4.0 junto com algo feito pra isso como o sony spresense que tem tipo 8 entradas de audio .