Modelos de Negócios no universo Maker

Olá Makers,

Vamos começar trocar umas idéias sobre negócios associados ao Movimento Maker?
Aguardo a participação de todos.

Abs,

Luiz Carrera

Olá Fazedores,

Vamos lá… sei que estamos muito ocupados com nossas criações e aprendizados, muito trabalho e dedicação… ufffaa!!!

Mas para quem estamos desenvolvendo tudo isso? quem são essas pessoas que querem nossas invenções? que tipo de necessidades meu componente está suprindo? qual problema estou ajudando a resolver? ou estou “fazendo” porque sou apenas um “hobbysta” entusiasta?

Participem desse toró de ideias…

Abs

@carrera eu pelo menos faço porque sou um hobbysta entusiasta, eu comecei a pouco mais que 1 ano e das idéias que tenho na cabeça nada está plenamente desenvolvido num estágio que eu possa liberar, mas quando estiver minimamente decente, eu vou simplesmente colocar na internet e pronto, sem muito interesse comercial.

Se uma das minhas idéias chegar a um estágio que possa render, posso abrir para doações ou algo assim, mas atualmente, não penso em criar um negócio em torno dos que eu vier a inventar e acho que a maioria das pessoas pensa desse jeito, por isso acho que a idéia do tindie.com bem legal, é mais interessante capitalizar nossas pequenas idéias desse jeito.

Os meus projetos eu sei exatamente o motivo do seu desenvolvimento e espero que ajude muito as pessoas do meu meio de pesquisa, no caso eu estou criando alguns cartuchos regraváveis de vídeo-games antigos como SNES e Mega-Drive.

Tenho também um outro projeto do qual eu não gosto de falar muito, mas ele é voltado só para software, um dia se a coisa vingar legal, eu mostro, mas por enquanto ele está num estágio muito inicial.

olá @sksdutra ,

Muito legal conhecer você. A intenção é essa. Falarmos um pouco sobre esses modelos existentes. O tindie.com utiliza uma lógica muito bacana para nós os fazedores e para eles como um portal.

Em falar em cartuchos regraváveis de vídeo-games conheço um cara, o nome dele é Eric Fraga, ele produz o Cosmic Effect (https://www.youtube.com/user/CosmicEffectGaming). É um verdadeiro estudioso sobre consoles e games antigos, quem sabe ele não te ajuda de alguma forma.

Abs e até mais…

Bom, se ele conhecer eletrônica, mcu’s, pld’s e principalmente manejar memórias, ele pode me ajudar sim, mas atualmente, todos os meus projetos estão parados, devido ao nascimento da minha filha que vai fazer 5 meses ainda, por isso que eu só discuto e respondo aqui, não tenho produzido nada, nem em termos de software, nos últimos meses.

@carrera, seria interessante observar a sua perspectiva sobre business no omercado maker…

Olha, das coisas empreendedoras simples que eu vejo relacionadas ao movimento:

• Cursos
  • Livros
  • Revender insumos/ferramentas, mas com muita informação junto, educando o comprador

Sou mais consertador do que fazedor, mas sempre procuro projetos que possam me ajudar no dia a dia e que resolvam meus problemas da maneira que eu realmente preciso.

Concordo com as idéias do @villares e creio que poderia ser adicionado o desenvolvimento e venda de kits dos projetos desenvolvidos.

Sou Membro de um grupo maker, chamado Ideia Maker, trabalhamos com palestras e minicursos voltados para prototipagem e desenvolvimento com arduino. Tivemos alguns problemas relacionados a materiais e tempo mas já estamos resolvendo isso.

O grupo é de João Pessoa - Paraíba.

Olá

Partindo da observação que tenho feito aqui no Fazedores e em outros sites, vejo que grande parte do conteúdo está relacionado a dúvidas dos usuários, sendo que a maioria das dúvidas são quanto aos aspectos técnicos. Assim vejo como oportunidade de negócios a educação que pode ser na forma de cursos, palestras, livros. Acredito que um requisito é que esse negócio de educação seja capaz de proporcionar conteúdo de alta qualidade, e focado na comunidade Maker.
Fato: Produzir material de alta qualidade não é barato, supõe recursos humanos com conhecimento técnico, didático(muito importante), recursos para produção (estúdio, hardware dos experimentos, câmeras, etc).
A questão: Será que a comunidade está disposta a pagar por esse conhecimento de alta qualidade?

Fica a questão para pensarmos um pouco e gostaria de ter algumas opiniões.
Abs
Marco

Achei muito importante este tópico, apesar de pouco populado ainda.

Entretanto, eu cheguei aqui no fazedores, justamente por algo neste assunto.

Como uma breve apresentação, sou estudante de design digital e conheço pouco sobre eletrônica básica. Busco aprendizado em microcontroladores e microprocessadores, bem como impressão 3D e consequentemente desenvolvimento de software.

Todos estes temas de meu interesse atual, se cruzam com empreendedorismo social.
Tenho algumas ideias e conceitos que preciso tirar do mapa mental e produzir.
Neste sentido, enquanto é sempre muito difícil, quase impossível vender ideias e conceitos apenas no papel ou apresentação eletrônica, preciso me tornar um fazedor, um maker, e ao meu ver, efetivamente completar meu ciclo como designer na minha concepção. (eu acredito que o designer deve conceber, conhecer todo o processo de produção, prototipar, produzir, e então vender - não necessariamente participar como executor de todas as etapas, mas conhecer e trabalhar em conjunto)

Pretendo seguir com dois projetos em paralelo, que trabalham no modelo de negócios sociais, e essencialmente, envolvem todas estas tecnologias que citei acima e os temas como mobile app, web app, computação ubíqua, inclusão social e digital, ativismo social e sustentabilidade.

Espero que possamos trocar boas ideias por aqui. Enquanto isso, leio e aprendo com o conteúdo já existente nas demais categorias do fórum!

Abraços pessoal!

Olá @andersonid,

Muito legal suas colocações. Sou maker desde sempre, só que na época não tínhamos tantas possibilidades em nossas mãos. Por força da vida parei por uns 30 anos, mas o espírito Maker estava apenas hibernando :wink:

Recentemente retomei e coloquei o fazedor de volta a ativa. Comecei um projeto que tem como principal objetivo promover o movimento Maker assim como estimular as comunidades a produzir e compartilhar conhecimento.

Batizei o projeto como H45 um Vant / Drone ( Quad ) que será Open Hardware. Como evolução natural surgiu a Robotics Brasil ( roboticsbrasil.com.br ) que já considero uma startup atuante na área da robótica; pesar de muito jovem a mesma é movida por um propósito maior e as ideias são bem desafiadoras.

Você tem razão quando diz que a melhor coisa é colocar a mão na massa. Estou fazendo isso e apesar do desgaste físico e emocional ( tudo conspira contra ) está sendo incrivelmente gratificante. Aprendo todos os dias coisa novas, estou conhecendo muitas pessoas, suas ideias e suas vidas, isso realmente não tem preço.

Muito bem-vindo ao nosso Universo Maker… e estarei aqui para ajudar no que for necessário e estiver dentro das minhas áreas de conhecimento.

Abraços!!