Monitorar o status dos pinos do RPI pelo browser

Estou com a seguinte dificuldade, tenho um programa pronto que aciona um relé para controle de uma contatora, para fazer este controle, fiz uma página em html porem preciso que ela me mostre o status do relé que é acionado por um programa em python bem conhecido por quem usa o RPI. Tenho procurado na internet mas nada mostra especificamente o programa que devo colocar no browser para poder monitorar o “status”, sempre apresentam programas gigantescos com a parte de html mais os programas de acionamento e a confusão é tanta que não consigo extrair somente a parte que acessa o status de “ligado” ou “desligado”, alguem pode ajudar. Quero lembrar que sou iniciante e preciso de informações razoavelmente fáceis de entender. obrigado. abaixo coloco a foto onde deverá aparecer sempre que estiver ligado o relé

Você não vai conseguir mostrar o status de ligado ou desligado da lâmpada apenas com um frontend em HTML, é necessário programar um backend que, provavelmente é este código que te gera “confusão”. É necessário instalar um servidor web e utilizar alguma linguagem, como o próprio Python para repassar esses dados ao template.

Os pinos de GPIO ficam em /sys/class/gpio. Existem várias possibilidades para consultar.

Se for em python (supondo que o relé está no gpio21 para exemplo):

gp_status_file = open("/sys/class/gpio/gpio21/value",“r”)
gp_status = gp_status_file.read();

Se quiser usar python sem abrir arquivo:
import os
os.system(“cat /sys/class/gpio/gpio21/value”)

Se quiser consultar via console:
gpio -g read 21

Obrigado por responder, cometi uma falha ao descrever minha necessidade, na verdade tenho instalado o webserver, php, python e até o mysql para login dos usuários. O problema é exatamente este, tenho o código pronto e funcionando e só precisaria do código da parte que ficaria na página html para mostrar o staus de ligado ou desligado. Talvez um código em java script não sei bem, mas quando procuro na internet é exatamente isso, ensinam a instalar o apache e blablabla e o código de status vem neste meio e não consigo extrair a parte que me interessa talvez por não entender bem ainda.

Djames, obrigado pela resposta, mas preciso que esta consulta seja feita de forma automática no browser ou seja, imagine que quando o relé estiver em “low” aparece um led apagado no browser e quando estiver em “hi” aparece um led aceso. Espero ter me explicado melhor.

Eu passei a dica de como você interage com o GPIO. Se você estiver criando a página de interação com PHP, basta criar sua lógica de página agora. Você até fazer a pior das interações chamando system(“comando”) pra pegar o status e exibir na tela e utiizar meta-refresh. Enfim, como você disse que “a parte de html mais os programas de acionamento e a confusão é tanta que não consigo extrair somente a parte que acessa o status de “ligado” ou “desligado””, eu passei pra você apenas a parte de consulta de status.

James,
agora entendi, antes pensei que as consultas que voce colocou não seriam possíveis chamar pelo browser, apenas via ssh , utilizando system vou conseguir.
Mais uma vez muito obrigado pela dica.