Motor de passo RF-300CA-09550, 2 ou 4 fios ?

Turma,

comprei um motor de passo RF-300CA-09550, ele tem 2 fios, liguei 5V e não girou.

• preciso de driver ?
  • em baixo parece ter 2 contatos, isso quer dizer que esse modelo são 4 fios ?

alguém pode me dar uma guiada nisso ?

Motor de passo com 2 fios ? isso não existe…
E, se fosse motor de passo, precisa de driver, se é que não queimou o enrolamento quando ligou direto…
Pela referencia que você postou é um motor de escovas com imã permanente, coisa comum, não é de passo.
De onde tirou a informação que isso seria um motor de passo ?

fala mestre! @Ludicon

comprei este:

tem 2 fios, mas acho q embaixo tem mais 2 contatos, só n tenho certeza pq eles ficam um pouco escondidos e são pequenos.

Na loja me venderam como motor de passo de 5.9v

Então volte na loja e devolva… Isso é um motor de ESCOVAS…

http://www.edutek.ltd.uk/Binaries/Datasheets/Misc/SolarMotor.pdf

image

Motor de passo é outra coisa, e aproveite para falar com o gerente da loja… ainda bem que essa “loja” não vende medicamentos… :neutral_face:

Não é motor de passo

Poderia até ser um Brushless, mas com dois fios apenas e com o código que você passou é motor de escovas mesmo… então é bom o gerente da loja dar uns tapas no vendedor… :rofl:

í kcta!

alguém sabe como ligar esse motorzinho ou aprender mais sobre ele, no data sheet não consegui entender mt coisa.

Esse é o tipo mais comum de motor, não tem muita coisa a fazer além de alimentar com a tensão correta e fornecer a corrente suficiente… Em qual fonte de tensão você ligou o motor quando disse que não funcionou ?

Liguei na bateria 9V Ni-MH, 250mAh.

Então… o motor tem tensão nominal de 5,9V, e você ligou em 9V…
Poderia ter torrado o motor, mas provavelmente isso não aconteceu porque a sua bateria NiMh de 250 mA estava descarregada ou com elevada resistência interna em uma ou mais célula (isso se não for um clone que não segura carga alguma).
Teste isso em uma fonte de 5 ou 6V com pelo menos 250 mA de corrente (consulte o modelo no datasheet para verificar de onde eu tirei essas informações)

esqueci de dizer que a pilha está fraca e ta dando 5.7v e 520mA, mesmo assim não liga, será q o motor queimou ?

De onde você tirou esses “520 mA” ? mediu ?

Medi com multímetro, deu esse valor

Esse valor está estranho… falo isso porque lido com baterias de NiCd e NiMh há uns 25 anos…
Coloca um diagrama de como você mediu, por favor…

Liguei o multímetro em A (2000u), positivo no positivo da bateria e negativo no negativo da bateria, começa em 1100 e vai baixando até chegar em 470 (última medição).

Liguei um fonte de 12V (1.25A) que tenho em um regulador de tensão 7805, peguei a saída de 5v e liguei no motor funcionou, estranho mas funcionou. Logo o regulador de tensão começou a esquentar muito.

" Liguei o multímetro em A (2000u), positivo no positivo da bateria e negativo no negativo da bateria, começa em 1100 e vai baixando até chegar em 470 (última medição)."

Sorte a sua de ainda ter um computador para responder no fórum… escapou de um incêndio ou coisa pior…
Você mediu APENAS a corrente DE CURTO-CIRCUITO DA SUA BATERIA.
Se medir a tensão nas mesmas condições vai achar um valor baixissimo… Ah, e sua bateria provavelmente já está morta, com células polarizadas inversamente pela forma que você descreveu o uso… Pode jogar essa bateria fora (no descarte de baterias, claro).
E a sua sorte é que foi com uma NiMh, com baixa capacidade de corrente (a corrente nominal de descarga de uma NiMh de 9V é de cerca de 100 mA apenas). Se fosse uma NiCd provavelmente teria estourado o fusivel do multímetro ou derretido os cabos, e se fosse uma Lítio você provavelmente estaria PSICOGRAFANDO a reposta…
Cara, não use multímetro antes de aprender COMO FAZER ISSO, você vai se matar ou colocar fogo na casa…
Ligando na saída do 7085 tem de funcionar, ponto. Não tem nada de “estranho” nisso, você forneceu tensão suficiente e corrente adequada, vai funcionar.
Sua bateria é que não fornece ambos. Você mediu tensão EM ABERTO e corrente de curto-circuito da bateria… Suas medições estão feitas de forma incorreta, e não servem de parâmetro para nada.
Quanto ao regulador esquentar é normal, pois toda a diferença de potência entre entrada e saída será dissipada em forma de calor…

obrigado pelas dicas! achei q estava fazendo correto, vou me aprofundar mais sobre o assunto do multímetro.

Dá uma olhada aqui:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/usando-os-instrumentos/11818-o-multimetro-na-oficina-ins358

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_04.asp#Tópicos

Em ambos os sites você vai encontrar muita informação voltada a iniciantes. Eu lia os artigos do Newton Braga em 1975, e fui aluno do Prof Léo em 1980…