Multímetro Queimado. Primeiro Fix!

Long-story-short:

Multímetro antigo (ET-1002) queimou. Comprei um novo (ET-1005), não gostei (sem medição de continuidade e min. corrente de 2.000uA, contra 200uA do antigo). E preço salgado, 60 reais.

O antigo queimou num curto-circuito, ao medir tensão alternada com o ponteiro em corrente. (repare na marca preta perto dos jumpers na parte de baixo da imagem)

Repare também nas manchas brancas

Inicialmente não sabia o que eram, depois de postar no stackexchange, percebi era água e sal que poderiam estar causando algum problema também.

Os jumpers que estão visíveis na imagem eu soldei por achar que os diodos estavam queimados (circuito aberto ao tentar medir resistência), e tentei ver se arrumaria. Ao fazer o jumper, consegui fazer as medições funcionarem, apesar de não medir certo. Ao limpar o sal, a medição funcionou, mas ao montar o multímetro na case, parou novamente…

A resolução final, foi curto circuitar o jumper do primeiro diodo diretamente na entrada da ponta de prova. Fio marrom na entrada do meio, que pelo que parece, a trilha foi afetada, e tava dando contato hora sim, hora não. No final, o multímetro está funcionando como novo! Só falta agora trocar os diodos, pra acabar com a gambiarra. :smile:

Fica a dica. FIX IT!
Agora posso medir tensão e corrente ao mesmo tempo, com os dois multimetros!!.

Ah, vale comentar que o multímetro não descalibrou, nem nada. As medidas dele batem quase identicamente com a do multímetro novo. A tensão dá uma diferença máxima de 0.02 Volts!

Mais imagens e informações mais detalhadas estão postadas no stackexchange!

2 curtidas

Bom dia.
existe um produto para limpeza das placas, utilizo álcool isopropílico ou WD40 ambos resolvem mas recomendo o WD40.