O arduino pode funcionar como relé?

Olá pessoal, primeiramente gostaria de saber se as saídas do Arduíno podem funcionar como um relé ou mais especificamente como um chaveamento. Além disso, gostaria de saber se vocês poderiam me passar algum tutorial sobre Arduíno, porque sou iniciante e gostaria de saber melhor sobre o seu funcionamento, principalmente a parte sobre programação.

Desde já agradeço pela atenção!

Relays funcionam como relays, o Arduino, no sentido que coloca, é uma placa de desenvolvimento e dependendo do que você quer fazer, ṕode ser útil ou não para você, mas é necessário deixar mais claro para a comunidade qual a sua idéia e assim, fica mais fácil para alguém te ajudar.

Documentação básica: http://www.arduino.cc/en/Tutorial/Foundations

Olá, basicamente as saídas do arduino são digitais ,ou seja sinal lógico alto ou baixo (0 ou 1), mas também possui saídas que podem funcionar como PWM,um pouco mais complexo. Porém o arduino possui pouca corrente em suas saídas, não podendo acionar cargas “grandes”,o ideal seria usar um transistor em suas saídas.
No youtube possui muitos tutorias bons sobre arduino em português ,Laboratório de Garagem, Como fazer as coisas, etc…
Pesquise pelo básico.Como funciona entre outros;
Se preferir Livros a vídeos;
No google você pode facilmente achar livros sobre o assunto, o Arduino Básico é minha sugestão.

Obrigado! Aliás, o laboratório de garagem é muito bom! Obrigado pela sugestão!

Ok, obrigado pela sugestão. A dúvida q tinha era que eu queria ter duas saídas diferentes para ou inviabilizar a passagem de corrente ou simplesmente deixá-la passar e alimentar os componentes usando só as saídas do Arduíno.

Se forem cargas pequenas como leds,buzzers,etc. É muito utilizado. Mas para ativar coisas maiores é melhor ativar um transistor com arduino e esse transistor ativar coisas maiores.