₢omo acionar relé remotamente com ESP8266¨

Já li cerca de 10 posts sobre ligação e programação do ESP8266 para
acionar relé a distância pela internet mas todos misteriosamente não
chegam no ponto prometido.
Gostaria de usar meu ESP8266 - esp12 para simplesmente acionar um relé
pela internet via WIFI.
Alguém tem algum link ou literatura? Por favor esquecer os posts mais em evidência, na mídia, por não ajudarem (parece receita de bolo com segredos).
Grato

Mostre um pouco do que você já fez. Em que ponto não conseguiu? Qual a mensagem de erro gerada?Enfim, dê mais detalhes, assim podemos verificar se há algum problema no que você está fazendo. Apenas dizer que não funcionou não ajuda ninguém a te ajudar.

Descartar textos de outros autores só piora, principalmente os mais evidentes, não consigo pensar em um universo de “cerca” de 10 posts sobre um assunto específico em que todos estão errados, mas você, de algum modo, está certo porque não conseguiu cumprir o objetivo.

Prezado Prof.
Posso lhe enviar mais de 10 posts que li.
Por favor, mestre, em nenhum lugar disse que estão errados.
Somente não terminam a explicação.
Em todos apresentam sketches para testar e usar AT no monitor serial.
Em nenhum mostra como acionar relé pela internet.
Quando comecei usar meu ethernet shield achei um post do Prof Renato
Toi (ou Atoi) o qual mostrava como acionar relé pela internet via tal shield e dai consegui ver pelo PC o relé acionado e ligando um motor.
Isso é o que eu gostaria.
Não posso mostrar erros pois não tive NENHUMA LUZ para tal aventura.
Como o Sr. se ofendeu tanto, não vou mais procurar em Português e nem
no Fazedores.
Caso eu volte com outro pedido de orientação (sou iniciante apesar de ter
72 anos) imploro para o Sr. não responder.
Me perdoe e de obrigado

Caro @rud57 não sou professor e muito menos mestre, nem tanto estou ofendido (diferente de você), porém, garanto não responder mais seus pedidos de orientação.

Achei que houve um certo engano (ou até um exagero) no desenrolar desse post mas como pode ter mais gente com essa dúvida, vou tentar responder.

@rud57 Tente usar o firmware NodeMCU (https://github.com/nodemcu/nodemcu-firmware)

Pode parecer complexo no início mas tem muita explicação que te ajuda do básico ao avançado.

A ideia é fazer a ESP8266 conectar a uma wifi (com internet) e a partir disso acessar algum site (arquivo) com comando para ativar/desativar o rele.

Se estiver difícil de achar algo em português, procuro por “esp8266 relay switch” no Google.

Tem muita coisa.

Qualquer dúvida, mande aqui.

Caramba, não é pssível. Isso é muito simples.

1 curtida