Onde e como fabricar PCBs (placas de circuito impresso) ?

Comprei um gravador de AVR confeccionado pela Ryndack recentemente, ele é baseado no USBasp. Abri o gravador para dar uma olhada na placa e posso dizer que não apenas a qualidade, mas também o atendimento são excelentes e o dono da Ryndack é muito atencioso e se mostra empenhado em sanar todas as suas dúvidas.

Também já comprei com a OSHPark (Antigo BatchPCB), o Laen e sua equipe são também muito atenciosos e empenhados em resolver os problemas, a qualidade, obviamente é excelente.

No entanto, você tem que diferenciar as coisas, não sei qual o processo é utilizado pela Ryndack, pois isso não é detalhado na página, mas eles deixam claro que suas placas são placas para protótipo, ou seja, provavelmente é um processo mais artesanal (apesar de serem placas impecáveis).

Já a OSHPark funciona mais como uma espécie de revenda, na verdade, eles usam um programa para organizar todas as placas numa grande placa matriz, que é o mínimo que a indústria aceita como pedido, assim, quando eles tem pelo menos uma placa dessas pronta, elem fazem o pedido para uma indústria especializada que fica em Portland (Oregon) nos EUA e distribuem para os compradores.

Assim, em termos, não há como comparar a qualidade artesanal com a industrial e isso vai refletir no seu pedido, se você já fez uma PCB caseira para testar seu conceito e deu tudo certinho, você pode encomendar algumas com a Ryndack para, sei lá, distribuir para testes.

Se seu produto está finalizado e vai colocar no mercado, faça um bom pedido para a OSH Park, pois leve em conta que vai demorar 1 mês ou mais para chegar (infelizmente nosso serviço postal é péssimo, um dos piores do mundo e ainda tem a Receita Federal para torná-lo ainda mais lento).

Deve-se levar em conta que a OSHPark tem uma marca registrada, as placas usam uma máscara de solda obrigatoriamente roxa, se isso incomoda, talvez seja melhor procurar outros serviços, como o Fritzing Fab, Seeedstudio Fusion ou qualquer outro, tem vários pela internet.

Sobre a Prodeccad não tenho como comentar, pois nunca usei o serviço deles e pelo preço que foi cotado acima, provavelmente nunca irei usar, fora da realidade para hobbysta.

As placas que eu faço em casa mesmo para testar, estou usando o processo de dry film, que é mais seguro que o de transferência térmica e para corroer, estou usando uma solução já preparada de percloreto de ferro para evitar sujeira, acredite, fazer você mesmo a solução vai sujar muito.

Edição:
Também achei um papel próprio para o processo de transferência térmica chamado “Press-n-Peel Image Transfer Film” distribuído pela Techniks e outras revendas, em termos é o mesmo processo de transferência térmica, mas usando um papel que promete dar o resultado…

http://www.techniks.com/

Instruções: http://www.techniks.com/how_to.htm

Preço: $33 por 20 folhas

1 curtida