Opções de PCB designer para bCNC (Arduino UNO com GRBL)


#1

Tenho uma CNC baseada em Arduino UNO com GRBL já configurado e controlado pelo aplicativo bCNC (versão 0.9.5 com Python 2.7.12), tudo funcionando no Windows 10 (64bits) perfeitamente. Sensores de fim de curso atuam nos 3 eixos.

Para testar, realizei o autonivelamento de uma placa na função probe do bCNC obtendo o resultado esperado.
Inicialmente cheguei a testar o controlador Universal Gcode Sender mas devido a sua simplicidade concluí que o bCNC proporciona melhores benefícios (autonivelamento).

Tenho dúvidas sobre qual PCB designer adotar ou que seja compatível com os formatos que possam ser importados para o bCNC, dentre eles o .ngc, .gcode, .dxf e .svg.

Já tinha alguns PCBs desenhados em Fritzing, o qual pode exportar somente para os formatos .svg, e GERBER (RS-274X), ou seja, o Fritzing tem forte limitação de opções para exportar para o bCNC. Mesmo tendo o formato .svg em comum, o bCNC não está abrindo imagens neste formato.

Alguns testes foram feitos no Inkscape com plugin do GCodetools e consegui gerar alguns arquivos .ngc que foran importados pelo bCNC mas nenhum destes arquivos eram meus PCBs provenientes do Fritzing. Eram apenas desenhos aleatórios.

Então, estou procurando um PCB designer que possa gerar o .gcode ou .ngc para ser importado pelo bCNC. Evito ferramentas que tenham um tempo limitado de uso pois de nada me adiantaria 30 dias de testes se terei a CNC por tempo indefinido.

Alguém poderia apresentar uma sugestão?


#2

Fritzing também exporta .PDF


#3

Tente o Eagle. Tem uma versão gratuita que limita o tamanho (área) da PCB, mas ele exporta diversos arquivos para CNC através de plug-ins.

Abraços.


#4

Eu experimentei alguns e conclui que o Eagle é nada intuitivo, desorganizado e o mais dificil de usar.
Mas acho que no momento não tenho outra opção.
O plugin PCBGcode gera o GCode que necessito.
Terei que gastar alguns dias aprendendo a desenhar no Eagle.
Obrigado pela sugestão.


#5

Bom, usei muito pouco o Eagle e para o propósito da ocasião o aplicativo foi adequado por ser free e a biblioteca de componentes me auxiliou muito.

Pode ser que o Kicad faça o que precisas, mas também terás que se adaptar a ele. Também tive muito pouca experiencia com o Kicad e realmente não sei se ele exporta os formatos que precisa.

Outras alternativas são pagas e muito caro para nossos propósitos de experimentação.

O grande lance é experimentar o que for encontrando pela frente e não desistir, rs.

Abraços.


#6

Se você já usa e gosta do Fritzing, mantém ele para Cad, e usa outro programa dedicado pra Cam. Tenta o Flatcam, específico pra PCB.

http://flatcam.org/


#7

Uso o Windows 10 e tentei as versões 8.5, 8.41 e 8.3 do FlatCAM (depois de instalado o WinPython, conforme orientado no website).
Todas apresentaram problema na rotina “Open Gerber” e “Open SVG”, não importando qual seja o arquivo GERBER ou SVG a ser importado/aberto para o FlatCAM. Presumo que também não funcione para os demais formatos. Resumindo: a rotina “Open…” do FlatCAM não está funcionando para mim e eu não sei porquê.

Buscando ajuda no grupo de discussão do FlatCAM, criei o tópico “File -> Open Gerber does not work”, até o momento sem resposta. Parece não haver muita movimentação por lá.
São poucas as orientações de instalação e meu conhecimento sobre Python é muito limitado.

Portanto acabei desistindo do FlatCAM e descobrindo outras ferramentas que podem gerar o G-Code (inclusive com copper fill) a partir do Gerber do Fritzing, mas nenhuma delas gera G-Code no formato/dialéto que o GRBL (Arduino) aceita, então terei que editar o Post Processor delas para obter o G-Code compatível.


#8

Tutorial CNC em screenshots com passo a passo de como fresar um PCB gerado em Fritzing (v. 0.9.3b) ou outro aplicativo CAD, com arquivo Gerber convertido em G-Code com o CopperCAM e finalmente fresado com bCNC ( GRBL / Arduino ).

Youtube: CNC PCB from CAD to CAM with Fritzing CopperCAM and bCNC

Se preferir, o tutorial pode ser baixado em .pdf: https://drive.google.com/file/d/0B37…1ZNDZFTEE/view

Fritzing: Fritzing 0.9.3b
CopperCAM: https://www.galaad.net/coppercam-eng.html
bCNC: https://github.com/vlachoudis/bCNC


#9

Estou colocando as minha questões neste post: Criar coordenadas CNC via gerber do proteus e flatcam para maker PCB
Estou a pensar utilizar o Proteus para gerar o gerber e passar o mesmo pelo flatcam. Após isso é só enviar para a cnc. Ainda não sei fazer bem este processo.

Já experimentou?
Valeu


#10

Olá Sergio,

Você já tentou usar o diptrace ( http://diptrace.com/ )?
É fácil, poderoso, rápido de pegar o jeito, tem bastante documentação, estável, grutuito para até 300 nodes, e barato.


#11

Olá Adriano,
Na época tentei algumas opções que mais se enquadravam naquilo que eu precisava mas não lembro do Diptrace.Algumas opções foram de imediato descartadas por não ter suporte a Arduino, que era meu foco.Sem Arduino, tchau, por melhor que fosse a aplicação.
Naturalmente hoje talvez algumas destas aplicações, por mim descartadas na época, possam ter acrescentado o Arduino dada a importância que tem na IoT.
O fato é que com as aplicações que descrevi eu saí na “outra ponta” e dada a falta de tutoriais a respeito, decidi compartilhar.
Seria legal acrescentar um novo tópico com o tutorial, de cabo-a-rabo, das novas aplicações que possam atingir um objetivo.
Obrigado, De: Adriano fazedores@discoursemail.com


#12

Boa inicitiativa.
A fabricação de PCB via CNC é uma coisa muito interessante. Aguardo seu novo tópico.