Operar impressoras 3D com bateria de backup é possível sim !


#1

Olá, pessoal. Muitos de nós que trabalhamos com impressão 3D de forma mais profissional já tivemos a desagradável experiência de perder 14 horas de trabalho por conta de uma oscilação ou uqeda de energia elétrica. E a Lei de Murphy garante que isso sempre vai ocorrer nos 2% finais do processo, claro…
Eu precisei fazer uma grande quantidade de peças grandes e demoradas (tipicamente 11 horas cada), totalizando quase 400 horas de impressão 3D, e portanto não podia confiar apenas na sorte…
Por esse motivo modifiquei as fontas das minhasimpressoras 3D para que elas pudesem operar com uma bateria de backup de 12 V:

Se alguém quiser fazer, a modificação não é complicada, mas requer conhecimentos básicos de eletrônica.


#2

Olá sr. Ludicon, um excelente projeto para resolver esse baita problemão.
Gostaria de pedir se possível que o senhor de mais detalhes de como proceder com as ligações visto que vai nos ajudar bastante, tenho total consciência dos ricos e tenho um pouco de domínio de eletrônica.
As ligações do STPS 3045 são diretas conforme o diagrama que o sr fez no quadro ou tem algum tipo de limitador de corrente da fonte para a bateria?
Outra pergunta que tenho é como você fez para manter a carga da bateria em nível alto? visto que a maioria das fontes ATX não fornecem nem se quer 12V redondos e as baterias automotivas precisam de ao menos 12.8V para carregar.
Se o senhor puder dar mais detalhes ficou grato.


#3

A ligação do diodo duplo é feita como no diagrama, diretamente e sem nenhum tipo de limitação de corrente.
Quanto à carga da bateria auxiliar, eu uso uma fonte de bancada de 0-30V 0-3A, entáo tensão não é problema.
Uma fonte ATX nunca vai carregar uma bateria chumbo-ácida, a menos que seja modificada para fornecer pelo menos 14.5V sob carga.
Eu ajusto a minha fonte de bancada para cerca de 0.2V a menos que a tensão que a fonte da impressora entrega, assim evito que a fonte que está carregando a bateria forneça corrente para a impressora.
Além disso, quando a impressora está desligada aproveito para completar a carga da bateria, ajustando a fonte de alimentação em 14.8V e aguardando até que a corrente caia para algumas dezenas de mA.


Nobreak para impressora 3d