PCIs/PCBs no Brasil. Procurando educação a respeito

Estou iniciando no movimento “fazedor” e gostaria de iniciar a utilização de PCBs mais profissionais do que as que consigo criar em casa. Assisti vários videos e li alguns arquivos com recomendações, e a indicação sempre é com empresas na China.

Fiz alguns orçamentos e consigo as 10 placas que preciso por 60 reais mais ou menos já com a entrega que leva em torno de 40-50 dias.

Porém, entrei em contato também com algumas empresas nacionais para entender minhas opções. Recebi orçamentos no range de 500-700 reais para as mesmas 10 placas. Tentei questionar o porque do valor mais alto e não consegui nenhuma resposta concreta.

Uma das empresas, a brpci (brpci.com.br), me mandou uma resposta bastante curiosa, porém pouco esclarecedora:

Minha mensagem: “Olá. Como funciona o processo de prototipagem de PCB de vocês? Se eu precisar de 10 unidades de uma pcb dual layer 55mm X 35mm eu consigo da China por 15 USD ja com a entrega. Como funcionária com vocês?”

Resposta: “Obrigado pelo contato. Comparar China com Brasil, é uma atitude estupida e equivocada. Só tolos fazem, pelo menos no meu ver.”

Alguém consegue me esclarecer por que o preço de produção profissional de PCI é tão cara no Brasil? É falta de automação? Existe a necessidade de alguma certificação ou algum imposto diferente que faz com que o preço seja tão alto quando comparado com la fora?

Obrigado

1 curtida

Oi amigo td bem?
Bem é fácil fazer uma comparação com a China mas vou destacar as principais em minha experiencia.

  • O brasil está atrasado anos luz em parque industrial na área eletronica. As emprezas brasileiras na área eletronica são em sua maioria montadoras vem td da china e monta aqui.

  • O custo homem hora do trabalhador chines é muito mas muito menos que o brasileiro. Ex. todos os encargos do trabalhador brasileiro são mais caros que o trabalhador chines em seu salario total. Ex. Precisávamos produzir alguns cardãn para veico-los e fomos a china para ver se tinha alguma empresa que atendia as solicitações. Ao chegar lá no escritorio da empresa um arranhaceu fantástico conseguimos um fabricante que atendia as solicitações de fabricação, material e preço. Ao insistir para visitar o parque industrial a empresa desconversou dizendo que era longe e bla, bla, bla. Afirmamos que não iriamos fechar negocio se não visitase-mos o parque industrial. então nos levaram de van para vermos as linhas de fabricação, ao chegar lá uma cidade industrial com galpões faraonicos gigantescos ao entrar nos galpões a surpresa so tinha cimento no piso onde estava chumbadas as maquinas fora isso era tudo chão de terra o curioso ninguem olhava na sua cara tds os funcionarios olhavam para o chão estavam vestidos de bermuda e chinelo ninguem usava oculos de proteção nas maquinas operatrizes eles transportavam as peças em carriolas de pedreiro. Ai vc entende poque a china é competitiva no brasil para o cara começar trabalhar numa linha de produção a empresa tem que dar todos os epi’s uniforme treinamento fazer seguro e um monte de coisa burocratica ASO, PCMSO e um monte de merda ai vc entende pq no brasil td é caro pq custa caro.

  • Nossa logistica é absuramente cara. o que vc gastaria para o correio ou transportadora trazer sua encomenda dentro do Brasil as empresas chinesas trazem da china até nós mais barato.

  • Nossa matéria prima é cara. no caso desta materia prima na china é muito mais barata lá.

*Outra situação vc pedir para produziem 10 placas sinceramente com raras exceções a quantia é muito baixa nem compensa para o cara ajustar a maquina para uma produção tão baixa. .Ex.: Precisávamos comprar 40 mil reais em cabos elétricos fomos direto ao fabricante o mesmo nos disse que o pedido minimo era 60 mil abaixo disso ele nem vendem de forma direta.

E com certeza deve ter muitos mais motivos por ai que não me lembro.
Espero ter ajudado.

@emsilva aqui é assim mesmo.

Já consegui no passado alguns valores “baratos” para protótipo, mas nada que se compare aos valores chineses de hoje.

Eu desisti de prototipar com placas ditas “profissionais”, dual layer, etc. aqui no Brasil. Quando preciso, no máximo peço somente a mascara de componentes para deixar mais barato e mesmo assim o valor fica muitas vezes proibitivo.

Montei um lab aqui em casa só pra produzir as plaquinhas dos meus projetos, o que me ajuda com os protótipos. Fica muito próximo das profissionais e pela quantidade que eu produzo me atende plenamente.

Já vi alguns videos no youtube de pessoas que já testaram a comprar da china e deu certo e acho que você deveria tentar também. Siga o conselho do @Ludicon e manda ver na china mesmo.

Abraços.

1 curtida

@WagnerB o que colocou em seu LAB? Estou procurando uma CNC que consiga fazer placas PCB’s dual layer e traços de 8mil - com 6mil de espaçamento. O prazo de entrega China e Brasil termina sempre longo, o que atrasa o desenvolvimento.

Abraços!

Cara é simples aqui é Brasil… Quando comecei a querer fazer placas mais profissionais e decidi procurar empresas aqui no Brasil tive uma tremenda decepção, pois além de tudo o que já te responderam aqui eu ainda reforço que o Brasil além de atrasado tecnologicamente é burocrático e corrupto mas, em fim, isso acho que vc já sabe disso né? Pedi para uma empresa fazer um orçamento de 10 placas e ficou em R$410,00 mais frete achei um absurdo e fiquei desanimado mais continuei
a procurar então, encontrei empresas chinesas que pelo valor achei que fosse golpe, com 50 reais incluindo o frete eu poderia fazer as mesmas placas, então tomei coragem e mandei meus arquivos pra eles que chegaram em 20 dias, fiquei até desacreditado mas veio com excelente qualidade e perfeitas. Cara até as maiores marcas mundiais de smartphones e outros eletrônicos fazem placas na china. Eu faço as minhas lá também e vou te dizer, é muito superior as placas feitas aqui no Brasil. Dá pra fazer em varias camadas e com acabamento excelente, conecções banhadas a ouro e varias cores diferentes. Bom eu queria que nosso país fosse melhor mas a maioria não quer e não faz por onde então… fazer o que ?

1 curtida

@ksantos

Faço minhas plaquinhas com o processo fotográfico com filme líquido industrial e dry-film porque eu me adaptei bem a este processo. Dá um pouco de trabalho mas a qualidade final é muito boa. Já consegui placas com trilhas de 10 mils.

No meu lab eu tenho uma centrífuga pra espalhar o filme líquido nas placas, quando eu uso o filme, um forninho elétrico pra secar a tinta, uma mesinha de luz pra revelar e uso as químicas básicas de revelação e corrosão. No caso do dry-filme eu faço como em alguns vídeos na internet

Uso filme da ROMAF pra fazer os fotolitos e mascara de solda e de componentes também em filme líquido, tudo comprado pela internet.

Fiz uma CNC “chumbrega” apenas para a furação e corte das placas e uso um motorzinho chines (spindle), daquele modelo DC 775 que dá conta do recado. A precisão da CNC não é das melhores, mas para meus protótipos é além da conta.

Agora estou estudando o processo e vou ver se consigo fazer a metalização dos furos com o método do Ricardo (http://www.engenhariacaseira.com.br/blog/), ai sim acho que vou poder voar mais alto.

Realmente no Brasil é complicado e se tem “verba” para adquirir uma CNC para fazer a fresagem das trilhas e furação é interessante porque já vi uma placa que usou esse método de confecção e ficou muito boa.

Ainda não testei essas placas da china, mas estou vendo que não vou conseguir escapar disto também.

Abraços,

1 curtida

@WagnerB valeu pela resposta! Já tentei vários métodos de fazer as PCB’s em casa. O método fotográfico foi um deles, porém as minhas placas finais ficaram sempre muito grosseiras. Vou dar uma olhada no link que você passou parece ter muita informação lá!

Abraços!