Posso calcular C e R ao mesmo tempo em um circuito?

Você precisa de mais dados para calcular a capacitância, ou dados físicos como tipo do capacitor, área entre as placas ou quantidade de carga que ele carrega.

Oi @Thomaz_Barros essa já é uma resposta importante… Se com estes dados é impossível calcular C1 e R1 ao mesmo tempo então vou precisar conversar com meu professor para mudar a estratégia…
E sobre o capacitor não tenho todas estas informações, na verdade é uma analogia à capacitância térmica, entende?

fale me mais sobre isso

Usando um app (EveryCircuit Free, android) simulei com as seguintes informações:
V1 = 6,5 v;
C1 = nessa configuração, não influencia o circuito, podendo existir ou não;
I1 = 0,5 A;

Para que Ponto B seja igual a 24v, R1 tem que ter o valor de 35 ohm.

Foi o que eu disse acima:

Só que o simulador que você usou, não levou em consideração que nessa direção, ao passar pelo resistor, deveríamos ter uma queda na tensão e não um aumento, ele considerou o resultado da diferença de potencial 17,5V ao invés de considerar -17,5V, por isso, ao meu ver, teorizo que esse dado está incorreto e o valor em nó b é de 2,4V.

Também acho que simulador desconsiderou o capacitor, apenas porque há uma trilha para ligar o gerador de corrente, por isso, no nó b, a eletricidade iria se bifurcar em 12V e 12V (ou 1,2V e 1,2V), creio que temos que levar em consideração que toda a eletricidade desce para o capacitor e julgo que o correto é entender que pelo capacitor irá passar 2,4V/0,5A, creio que o dado mais importante para finalizar o cálculo seria saber a carga elétrica e talvez, com isso, seja possível saber a capacitância.

Quando eu tiver um tempo, vou dar uma pesquisada, infelizmente está corrido aqui e não deu tempo de verificar aqui a mensuração e uso em cálculo da carga elétrica.

Concordo com vc Dutra, o circuito simulado entende que o capacitor esta em paralelo com a fonte de corrente. Não considero nem de longe conclusivo o calculo que mostrei. Confesso ainda, não entender essa fonte de corrente isolada…a meu entender a fonte de corrente é tbm a fonte de tensão. Pesquisemos mais…

@sigmundojr, para calcular esses valores vai ser preciso utilizar as leis da eletricidade como Kirchhoff, Thevenin e Norton.

Um capacitor descarregado na presença de uma tensão DC vai acumular tensão na forma de campo elétrico e em algum momento (dito regime permanente) não terá corrente circulando entre seus terminais porque estará completamente carregado.

Se utilizar a Lei de Kirchhoff das correntes que chegam no nó B pode-se calcular a corrente inicial na carga do capacitor (t << 0) e em algum momento t > 0 calcular a corrente/tensão sobre o resistor R1.

Se as fontes envolvidas gerassem tensões e correntes alternadas ai a estória seria diferente envolvendo o tempo no calculo das variáveis.

Mesmo assim o circuito não está muito claro e não estou conseguindo imaginar o que seria calcular o C1. Faça o seguinte utilize um valor inicial para C1 como 1 uF (micro Farad) e tente calcular o valor de R1, depois tente fixar o valor de R1 e calcule o valor de C1 (prova dos nove, rs.).

Veja se esse material te ajuda no que você precise:

http://www.feng.pucrs.br/~virgilio/Circuitos_Eletricos_I/Capitulo4_ckt1.pdf

Abraços,

Não há corrente em capacitor carregado, lembre-se disso.

Oi gente,
Este link explica um pouco do que estou tentando fazer.
Onde:
V1 = 6V (6ºC=Temperatura Externa)
R1 = (?) Resistência do ambiente
C1 = (?) Capacitância do ambiente
I1 = 0,5 A (500 Watts = Energia gasta pelo aquecedor elétrico)
Node b = 24V (24ºC=Temperatura Interna)
E para isso quero descobrir os valores da Resistência e Capacitância.
Agora fica mais fácil para me ajudar amigos? :smiley:
Agradeço

Em tempo @jeffersonaraujo que simulador utilizou? NGspice ou algo assim?
e @WagnerB, ótima apostila, obrigado
:smiley:

@sigmundojr, agora tudo começa a fazer sentido, entretanto uma variável importante a ser considerada é o tempo.

No caso do “capacitor” a formula a ser considerada, em analogia a capacidade térmica, é Q = C x V. Você possui a tensão sobre o capacitor (tensão do node B). A carga “Q” vai depender do material ou do meio.

Pela leis das correntes (a soma das correntes que chegam a um nó é igual a soma das correntes que saem desse nó), dá para se calcular a corrente no capacitor e assim, pela formula Q = I.t encontrar “Q” que será a carga do capacitor e portanto calcular o valor do C1 - Lembre-se da variável tempo.

Para o resistor, em analogia a resistência térmica, o valor do mesmo será a razão da diferença de tensão sobre o R1 pela corrente que o atravessa. A diferença de tensão é Vb - 6V (24V-6V=18V) e a corrente sai do nó.

Bom o resto é encontrado por parâmetros, como a resistência térmica do material (pode ser do fluido ou do ar, por exemplo), o tempo e volume.

Agora como existem duas variáveis a serem encontradas (R1 e C1) creio que a resolução se dará fixando uma delas e calculando a outra e por iteração pode-se encontrar os valores mais adequados.

Abraços,

Gente…
Antes de mais nada MUITO obrigado… Fui muito avante em meus estudos…
Tenho apenas agora uma só questão. @WagnerB me disse que para o R1 a diferença de tensão é 24V-6V (Vb-V1). Ok?
Considerando que a corrente vai no sentido V1 para Vb, seria correto afirmar o contrário? Ou seja que R1 = V1-Vb
Pergunto isso pois encontrei esse último cálculo na web e essa inversão de sinal mudaria todos os meus cálculos.

Agradeço mais uma vez.
Abraços

@sigmundojr, bom em acordo com o que eu acredito que você esteja fazendo eu diria que sim.

O sentido da corrente em eletricidade é convencionado ser em oposição a queda de tensão (ddp) em um determinado elemento elétrico, entretanto no seu caso e dentro da analise do seu circuito isso pode ser invertido sim.

Porque? Bem como estamos falando de analogia entre eletricidade e termodinâmica, inverter o sentido da corrente é o mesmo que inverter a potência dissipada no elemento elétrico Resistor (R1), uma vez que a relação é dada por P = V . I, concorda?

O mesmo vale para a tensão então. Se você inverte a relação e faz V1 - Vb a queda de tensão sobre o resistor será -18, logo a potencia também será negativa.

Então se a corrente OU a queda de tensão (ddp) for “negativa” a potencia também será negativa e em analogia eu entendo que esse resistor é nada mais do que um elemento refrigerador (me desculpe se eu estiver escrevendo muita bobagem).

Pareceu-me algo como efeito Peltier.

Abraços.