Problema com arduino e cnc Shield - eixo y e z não funcionam

Sou iniciante de arduino e atualmente fiz um projeto bem simples para começar utilizei o benbox para fazer o projetinho de realizar desenhos com caneta, porém comprei o arduino uno e a cnc shield, fiz todo o processo de configuração correto… o eixo x e o z no caso que levanta a caneta funcionaram corretamente mais o y permanecia travado… os motores estão ligados corretamente após muitos testes me falaram que poderia ser o arduino… fiz a troca do arduino e o eixo y e x funcionaram corretamente mais agora o eixo z não funciona… ja coloquei outras cnc shield para testes e em um arduino n funciona o y e no outro não funciona o z… os driver dos motores estão regulados … eu não sei resolver seria possível alguém me ajudar… ?

Você pode ter dois arduinos com problemas… Tente trocar os sinais dos eixos entre si, e verifique os contatos entre arduinos e shields.
O certo mesmo seria enviar os sinais “por fora” do arduino para o shield, usando fios ao invés de encaixar as placas diretamente. Isso permitiria verificar os sinais.
Ou, ainda, use algum meio de monitorar os sinais que entram nos shields, usando um LED, multimetro ou algo assim.

Amigo me deu uma ajuda imensa, vou testar ve se envia a corrente do arduino para a shield com o multimetro… mais deve ser certamente o arduino … muito azar mano Deus o livre kkk

tipo eu fiz tudo nas portas do arduino com leds ja fiz, funciona perfeito, mais na cnc shield n vai e eu to com 3 shield pq achei que era ela… vc acha que pode ser novamente o arduino ?

Em mais de 30 anos eu já vi muita coisa estranha… inclusive casos em que o componente da placa “a” danifica um da placa “b”, e daí quando você troca o componente de “a” e liga em “b”, o defeito de “b” torna a danificar “a”…
eu sugeriria verificar cuidadosamente todos os sinais de saída dos dois Arduinos, sem conectar os shields. E se for possível, mande sianais “falsos” nos shields sem conectar com o arduino.
Só então você vai achar o problema (que pode estar nos dois dispositivos simultaneamente)

amigo vou fazer isso qualquer coisa relato aqui, é horrível esses defeitos mais é bom que a gente aprende…

Exatamente… “decisões certas vêm com a experiência”…
Só que “a experiência vem com decisões ERRADAS”…

Amigo o problema é na memória rom do arduino… troquei as rom é o arduino que não funcionava o y passou a funcionar será que é a memória rom mesmo ? vc ja viu algum tipo de defeito assim ?..

Giuseppe, eu não mexo com Arduino (ainda), minhas respostas são baseadas nos 45 anos que eu mexo com eletrônica como hobbysta, e mais uns 35 anos com manutenção em diversos campos, então não consigo responder a essa pergunta em especial… :rofl:

kkkkkkkkkk ja ajuda amigo obrigado pelas dicas anteriores

Boa noite colegas, tive esse mesmo problema com minha CNC, o eixo x funcionava e o restante não, utilizando arduino e CNC Shield…
Como resolvi o problema: Remova ou comente a linha 247 (onde diz #define VARIABLE_SPINDLE) do config.h do RGBL, dai é só fazer o upload novamente pro arduino e pronto… :slight_smile: