Problema com display - Medidor energia elétrica (Arduino Uno + Sensor 20A)

Bom dia amigos,

Enquanto meu sensor não chega, tentei testar o display e o mesmo apresenta código estranhos, o esperado seria a mensagem “Hello, World”. Estou achando que meu display está com defeito.

Gostaria de saber se o sensor não estando conectado no Arduino pode ter causado esse problema no display.

Imagem do protótipo.

Obs: Preparei os capacitores e resistores juntamente com os cabos que conectam no display e não tenho o sensor conectado na entrada analógica do Arduino (A1).

Hoje eu passo o pino do fio pelos espaços do display, vou soldar o display para tentar solucionar o mal contato…
Depois que fizer isto postarei o resultado dos testes.

Olá, meu amigo.
Faça esse procedimento de soldar o display e para testar o sensor recomendo que exiba os valores no serial monitor, assim você consegue verificar se o funcionamento está adequado.

Abraços,

Opa bom dia!

Chegou o sensor, vou remover a saída p2 do sensor para montar o projeto de acordo com o exemplo que consegui. Hoje vou tentar passar em uma loja para soldar o display! Vamos que vamos!

Abraço!

Opa, ai sim!

Boa sorte nos testes, abraços amigo.

Boa tarde,

Sucesso!

Display funcionando, porém a corrente e a potência estão variando com o sensor sendo utilizado ou não (sem fio passando pelo sensor).

O Arduino está conectado via USB (fonte), será que a interferência está sendo causada pelo USB ?

Como solucionar este problema?

Poderia nos informar o quanto está variando esse sensor não sendo utilizado, por exemplo:

Corrente (A): 0,005
Potência (W): 0,5

Assim fica mais fácil analisar o possível problema :grin:

Opa, vou ligá-lo e mandar os valores das 2 variáveis.

Mas a princípio ele estava mostrando 930 W - 1150W.

Bom provavelmente você está seguindo o tutorial disponível no Filipe Flop http://blog.filipeflop.com/arduino/medidor-de-energia-eletrica-com-arduino.html , de uma olhada nos componentes, os resistores devem ter o mesmo valor, outro ponto que é interessante ver, esse tópico que já tem até a solução dos problemas apresentados: Dúvidas Monitor de Energia com Arduino

1 curtida

Obrigado meu caro, vou estudar! hehe =)

1 curtida

@douglasaq Boa velho, qualquer coisa da um toque =)’

Meus resistores tem o mesmo valor e não consigo estabilizar para 0 de corrente e 0 de potência.

Segundo o Dúvidas Monitor de Energia com Arduino, precisaria de uma fonte 9v ao invés de conectar o arduino pela USB.

Está complicado ;/

Resultado (Monitor serial):

Corrente : 24.51 Potencia : 2695.89
Corrente : 14.06 Potencia : 1546.50
Corrente : 11.27 Potencia : 1239.80
Corrente : 11.25 Potencia : 1237.34
Corrente : 11.24 Potencia : 1236.17
Corrente : 11.15 Potencia : 1225.96
Corrente : 11.51 Potencia : 1265.65
Corrente : 11.15 Potencia : 1226.34
Corrente : 11.31 Potencia : 1243.66
Corrente : 11.14 Potencia : 1225.73
Corrente : 11.45 Potencia : 1259.41
Corrente : 11.16 Potencia : 1227.63
Corrente : 11.58 Potencia : 1273.27
Corrente : 12.49 Potencia : 1373.63
Corrente : 12.86 Potencia : 1414.89
Corrente : 11.14 Potencia : 1225.39
Corrente : 11.45 Potencia : 1259.78
Corrente : 11.16 Potencia : 1227.64
Corrente : 11.40 Potencia : 1253.88

[Imagem 1](Image and video hosting by TinyPic)
[Imagem 2](Image and video hosting by TinyPic)
[Imagem 3](Image and video hosting by TinyPic)

Acredito que não estou usando um capacitor, vou adquirir e retestar.

Capacitor 100uF de 16V ou 25V? Qual o mais recomendado?

====
Coloquei o componente mais sem sucesso!

O display continua mostrando corrente mesmo sem fios passando pelo sensor. Não sei mais o que fazer para calibrar o meu projeto.

O código que estou utilizando é o mesmo postado no site Felipeflop (http://blog.filipeflop.com/arduino/medidor-de-energia-eletrica-com-arduino.html)

Sem sucesso amigo, não estou conseguindo calibrar o Arduino.

Opa, sensor deu uma resposta pros cálculos da corrente! Quando eu ligo
ele no cabo do monitor a corrente aumenta quando eu retiro a corrente
cai muito!

Chegando lá!

Pow, amigo que bom fico feliz que tenha conseguido realizar a calibração do sensor =)’

Não está 100% vou utilizar um amperimetro para verificar se corresponde a corrente medida =D mas o importante é que o sensor respondeu e aumentou a variável da corrente quando o fio está plugado, estou achando que a variável que seta a calibração (29) serve apenas para isso, estou pensando em colocar 1.111 número que chegou mais perto do valor 0 quando não tem fio no sensor.

Obrigado amigo!

douglasaq

Eu e um amigo fizemos uso deste tipo de projeto em nosso trabalho de conclusão do curso, acabamos concluindo que o 0 de consumo que vc busca não será alcançado por que o sistema não é ideal e sempre há um interferência em algum lugar. Outro ponto foi o fato de ele ter usado AmpOp para aumentar o valor de saída do sensor de corrente e assim auxiliar o Arduino numa leitura de faixa mais ampla.

1 curtida

Amigo poderias me passar teu TCC, gostaria de estudá-lo, tenho certeza que irá acrescentar na minha pesquisa.

O foco do meu TCC não é o protótipo do Arduino mas comprovar que através dele é possível efetuar medições, porém não exatas, auxiliando o consumidor na hora de adquirir um novo equipamento ou substituir um antigo comparando e registrando através das medições quanto em média cada equipamento gasta de energia de acordo com o hábito de consumo de cada consumidor.

Eu compreendi que precisaria de outros sensores como o de umidade e de temperatura, além relacionar a ocupação do local (nº de pessoas), todas variáveis que interferem no consumo elétrico de cada equipamento, outro desafio e relacionar matematicamente esses valores com a medição, contudo vou sugerir em um trabalho futuro calibrar os medidores, ou sonhar que um dia cada equipamento apresentaria o seu consumo elétrico / segundo, o que facilitaria meus estudos =)