Problemas com Impressora 3D Dx.com


#1

Boa tarde pessoal.

Comprei uma impressora 3D no site DX.com e até o momento foi muito decepcionante. Segue Foto

Após montada, a mais de 2 meses, não consegui imprimir uma peça por completo.

O primeiro problema foi com o nivelamento da mesa. (até o momento não consegui ajustar)

Segundo problema era que o material ABS. não grudava na mesa. Resolvido com com Laquê para cabelo.

Terceiro problema: O bico entupiu e acabou explodindo pela quantidade de material no interior.

Quarto problema: Como bico novo (todo em metal), mesmo com a ventoinha ligada, após alguns minutos o material amolece antes antes de netrar totalmente no bico e a engrenagem nao consegue mais puxar o fio.

Quinto problema: agora para piorar a placa parou de comunicar com o PC. Já testei em 2 PC’s windows 7 e 8 e num mac book. no mac nem consigo reconhecer a porta USB e no windows da o problema abaixo.

Alguém saberia me informar se o USB da Placa estragou? Ja testei com multímetro e todos os sinais vitais do Chip FT232R estão ok. O ideal seria osciloscópio mas não tenho :frowning:

Será que um dia conseguirei imprimir com minha impressora 3D?

Um abraço a todos e obrigado pela atenção.


#2

O @patola já havia dito em algum tópico por aqui para se esquivar desses produtos chineses, mas o seu tópico serviu para mostrar que, de fato, não se deve investir nessas impressoras chinesas, acho que restou a você reclamar mesmo… Mas agora, com essa distância todinha entre você e seu fornecedor, ainda isso será um problema.


#3

Quarto problema: Como bico novo (todo em metal), mesmo com a ventoinha
ligada, após alguns minutos o material amolece antes antes de netrar
totalmente no bico e a engrenagem nao consegue mais puxar o fio.

Que ventoinha? Um hotend geralmente tem duas: uma apontando para o bico (que serve pra resfriar o filamento quando é de PLA) e outra grudada ao pescoço dissipador. Essa segunda ventoinha - chamada também de refrigeração ativa - que é importante para evitar o problema a que se refere, que ocorre principalmente em hotends all-metal mesmo.

Quinto problema: agora para piorar a placa parou de comunicar com o PC.
Já testei em 2 PC’s windows 7 e 8 e num mac book. no mac nem consigo
reconhecer a porta USB e no windows da o problema abaixo.

O ideal é testar em um GNU/Linux mesmo porque ele não precisa de driver adicional nem nada. Você conecta a USB, se for o caso digita um comando “dmesg” pra verificar se foi reconhecida direito e já pode usar. No entanto, isso parece problema de hardware, talvez algum circuito da porta tenha queimado.


#4

Clemente,

O FT232R nada mais é que um conversor de USB para serial, existem mais falsificações no mercado que originais,causando assim diversos problemas ao instalar os drivers. Você tem acesso ao driver “oficial” disponibilizado pela DX?


#5

Sim Thalis o drive eh o oficial do fabricante. quem fábrica eh a ftdi. Baixei no site deles. Testei outro, mas não funcionaram tb. A impressora funcionava perfeitamente , parou de funcionar de uma hora pra outra (comunicação usb). Valew pela ajuda


#6

Obrigado pela atenção patola.

Vou baixar e rodar o Linux de um CD pra testar a porta diretamente.

Tenho só uma ventoinha na ponta do hotend vou colocar outra no corpo…

Um abraço


Erro ao realizar upload Arduino Nano V 3.0
#7

Bom dia Clemente,

Pois é, a impressora 3D não é um brinquedo fácil. Estamos, a mais de um ano, desenvolvendo uma impressora para o mercado nacional que seja “plug and play” tenha suporte, garantia e peças aqui no Brasil, software em português e custe menos de 4 mil suReais.
Quanto aos problemas mecânicos que você relatou não são tão cabeludos, com um pouco de paciência e amor no coração você consegue resolver. Recomendo um hot end todo de metal e o uso de PLA, depois que funcionar com PLA você pode tentar com outros materiais se quiser. O PLA é muito mais amistoso que os demais.
Agora vamos a parte mais sinistra, que é a eletrônica. Pelo que você descreveu, você foi vitima de uma sacanagem feita pela FTDI quando o driver detecta que o chip não é FTDI de verdade. E se você usou um driver original da FTDI para windows, este driver faz um Brick, que significa tijolo, sim transforma seu chip em tijolo e ele nao serve mais para nada… Depois o representante vai vir na nossa porta perguntar porque agente nao usa o chip deles…vai ouvir um monte. Bom, indignação aparte, segue o link sobre o assunto: http://www.zdnet.com/article/ftdi-admits-to-bricking-innocent-users-chips-in-silent-update/
Depois que passar a sua raiva, você pode tentar uma das varias opções que existem de recuperar o chip como esta: https://www.youtube.com/watch?v=RZH_qGautqM
Se os demais que lerem este post acharem válido eu posso vazer um tutorial em português sobre o assunto. Postem seus votos nos comentários.

Se eu puder ajudar em algo mais é só falar.

Atenciosamente,

Ronaldo Roledo.
www.flexbras.com.br.


#8

Ronaldo, você é o CARA. A impressora voltou a funcionar. O problema era o brick mesmo.

Utilizei seu video, mas não tava nem reconhecendo o chip. Ai fui ver outros vídeos e encontrei esse aqui https://www.youtube.com/watch?v=SPdSKT6KdF8 . segui os passos dele mas nao funcionou de primeira, voltei no outro vídeo e ví que agora pelo menos o CI dispositivo era reconhecido pelo programa indicado no seu vídeo. Executei exatamente os passos e voilá… a impressora voltou a funfar.

Agora vou seguir os outros passos dos companheiros Thalis e Patola e tentar imprimir. Forte abraço e contem comigo


#9

Fico contente que deu certo.

Estou colocando uma nova loja no ar com os produtos da Flexbras e outros como Capes para Beaglebone, Robos de sumo, Quadcopteros entre outras coisas, passem lá para conhecer em www.lojaflexbras.com.br

Se houver outro tópico onde eu possa colocar o link da loja alguém por favor me avise.

Atenciosamente,

Ronaldo Roledo.


#10

Olá @roledo ,

Coloca no tópico do H45 - Quadrimotor Open Hardware … :wink:

Abraços.