Projeto de comunicação com arduino

boa noite gostaria de ajuda para criar um projeto utilizando o arduino como cliente para nao sobrecarregar a e momoria dele, basicamente seria do tipo

Cliente (arduino) ==> server web utilizando xampp ou algo parecido <== comando via brawser (via selular ou pc)

porem gostaria de ter estatos de sensores na pagina e feedbeck de lampadas acesas ou apagadas!
na net tem muinto turorial para usar esse tipo de comando via serial porem gostaria de fazer isso via ethernet shild ( com íntuido de eliminar a ligação do arduino a um pc via cabo usb)

alguem saberia me dizer se isso e viavel e possivel, e como fazer tal trabalho ???

grato a quem poder ajudar

E com um shield para ethernet ele não vai precisar estar conectado em algum modem, roteador ou algo assim? Não vejo grande diferença, a não ser que a aquisição de dados será feita de forma diferente, você vai gastar mais comprando um shield e o cabo será um RJ45 ao invés de USB (e a placa ainda precisará estar conectada em algum gerador).

Acho que isso só se justifica se você realmente está querendo aprender a usar o shield para Ethernet ou o programa cliente esteja com o deploy em um outro servidor, mas ser for meramente para um host local, fazer com serial é mais vantajoso em todos os sentidos.

Estou escrevendo um artigo demonstrando a comunicação serial com Teensy 2 para publicação no fazedores.com, mas o programa já está pronto e funcional faz muito tempo, você pode dar uma olhada nele: https://github.com/sksdutra/TermoFlask

obrigado pela sua resposta .

na realidade um pouco dos dois tanto para aprender a interagir com o ethernet shild quanto para gerenciar sem a nescidade de ter um micro perto pois, trabalho com automação residencial e a maioria dos equipamentos são ligados por meros cabos de rede através do rj 45 acredito q assim e mais facil de interagir sem perda de sinal em grandes distancias e compra de componentes,

por outro lado fico em duvida de qual seria o melhor maneira de enviar e obter informações do arduino
pois sou novo no ramo, e como pretendo utilizar meu arduino para criar um tcc da faculdade quero saber qual me daria maior facilidade para manipular dados de sensores e etc.

a unica resalva e que para utilizar o arduino como server eu acabo demandando muita memoria do mesmo, porem acredito q com Ethernet shild fique uma coisa mais profissional o mais próximo do comercializado no mercado.

Se o intuito é automação residencial, você deveria dar uma olhada em equipamentos já projetados para este fim, um dos mais conhecidos é o xbee, a não ser que tenha interesse em fazer algo do zero.

O Ethernet Shield só é necessário se o aplicativo cliente não estiver em um host local, já que você precisará fazer requests para o servidor, o que em uma solução para automação residencial creio que seja imprescindível, a referência da biblioteca da placa é esta e links para inciar com o produto. Caso contrário, uma solução com serial diretamente é o suficiente.

O Arduino não age como “servidor” no sentido correto do termo, o Arduino apenas trata os dados recebidos pelos sensores que são enviados para um servidor ou aplicativo de fato, o cliente é responsável, então, por tratar essa informação recebida, apresentá-la e controlar o equipamento.