Projeto fita de LED + sensor de som

Olá fazedores! Como vão?

Estou me aventurando em um projeto que um primo mais novo me pediu para fazer depois que viu um vídeo no YouTube (malditos makers gringos que possuem milhares de peças baratas). O projeto consiste em um MC ATTiny85 controlando uma fita de LED RGB por PWM após leitura de um sensor de som. Quanto mais alto o som detectado, mais intensa é a luz; e quanto mais baixo, mais fraca a luz do LED. Simples, não? (Não mesmo, estou apanhando).

Porém, como nem tudo são flores, estou com problema. Assim que ligo o circuito, a fita de LED acende na cor branca (ou seja, todos os transistores estão com o “gate” “liberado” por padrão). Contudo, medindo a corrente entre os pinos de saída do Tiny para os “gates” dos transistores, não há corrente alguma passando! Dessa forma, não consigo controle algum sobre a fita de LED…

O que pode estar ocorrendo? Como devo proceder?

Enfim, segue o esquemático do circuito, o esquema da minha protoboard e algumas especificações de componentes que estou usando:

  • 4x Transistores NPN (IRFZ44N)
  • 1x Regulador de tensão 5V (LM7805) em conjunto com 2x Capacitores de 33 uF (como especifica o datasheet)
  • Fonte que alimenta o circuito: 12V / 1A
  • Sensor de som: LM321 (comprado na RoboCore)
  • ATTiny85

Agradeço antecipadamente pela a atenção!Esquemático

Como eu poderia fazer isso @Ludicon? Não entendo de pull up/down :confused:

Entendi para que serve, mas até agora não consegui fazer funcionar :confused: qual o cálculo que devo fazer para estimar a resistência necessária?

É, pelo material que consegui na internet, muitos falaram para utilizar resistores de 10k.

Devo ligá-los como no meu circuito? Você poderia me dar um norte?

Obrigado!

Fiz um projeto parecido, porem nao usei microcontrolador e tive um resultado bem satisfatorio, usei esse circuito aqui:

Pra mim ficou otimo, testei varios outros circuitos e eu perdia muita corrente, com esse circuito eu uso a propria fonte da fita (a minha é Anodo comum) entao ficou perfeito, ainda soldei o circuito em um PCB e coloquei dentro da caixinha controladora original com uma chave 3 fases para distribuir o GND ou para o circuito padrao ou para os LED ritmico.

Desculpe pela demora na resposta, era para eu ter respondido a semnas mas perdi o diagrama…

Com esse circuito a cor da fita ainda muda de acordo com a musica… se tiver um pouco mais de conhecimento da para colocar 1 diodo em cada canal e passar um canal comum por um Filtro de frequencia (alta, baixa ou faixa) e colocar as 3 cores para funcionar