Qual a fonte de alimentação correta?


#1

Olá amigos.

Tenho uma caixa de acrílico com duas fitas de led de 60 cm cada ligadas para iluminação.

Como é um expositor que levo para os eventos, utilizo uma bateria de moto de 12v 7 aa para alimentação, contudo, além de deixar o expositor bem pesado, tenho minhas dúvidas se essa é a melhor opção em questão da alimentação dessas fitas.

Preciso deixá-las ligadas por um período de 5 horas.

Após isso, posso recarregar a bateria.

Como não entendo nada de eletrônica, alguém poderia me dar uma luz se há outro tipo de bateria mais leve e mais potente para utilizar?

Grato,

Kadu


#2

Kadu, o ideal é você medir a corrente que as suas fitas consomem em miliampéres. Só assim podemos calcular a capacidade necessária das células da bateria.


#3

Kadu a unica opção seria a bateria? Não tem nenhuma tomada perto para vc utilizar ai vc teria a opção de usar uma fonte e vai ficar bem leve e não tem o problema de descarregar.
Se não tiver a tomada perto ai teria que dimencionar mesmo como o amigo Ludicon mencionou.
Abraços.


#4

O dimensionamento na verdade é simples: multiplique a corrente de operação pelo tempo de operação desejado.
Para dar um exemplo: digamos que seus LEDs consumam 200 mA e você queira usar durante 5 horas.
5 h. 0,2A = 1,0 A.h, então teoricamente uma bateria de 1 Ah (ou 1000 mAh) de capacidade e com a tensão adequada (12V no seu caso) daria conta. Essa capacidade de corrente você consegue com baterias recarregáveis NiCd ou NiMh, nem precisa coisa muito mirabolante.
Só tome um cuidado: NÃO EXISTEM baterias NiCd ou NiMh tamanho “AA” (pilha pequena) acima de 2200 mAh…
Outra coisa : sempre deixe uma margem de no minimo 50% para mais na capacidade (eu prefiro dobrar a capacidade de uma vez) para evitar danos às células, e prefira as NiMh, pois elas podem ser recarregadas quando estão “pela meteda” sem sofrer o chamado “efeito memória”.
Dê um jeito de medir a corrente e nos informe aqui.