Qual arduino usar?

Boa noite galera, sou novo no mundo do Arduíno porem tenho uma boa logica para programação, que ja é meio caminho andado.
bom, estou com a ideia de um projeto que utiliza um teclado matricial, um display 16x2 e 4 display de 7 segmentos(os mesmo vão ficar em locais diferentes com funções diferentes no projeto, por isso a necessidade de 4 unidades). gostaria de saber se em apenas uma placa de Arduíno da para ligar esses 6 dispositivos ou se vai ser necessário utilizar mais de uma placa Arduíno? se for necessário utilizar mais de uma placa, é possível uma programação realizada em uma placa ser enviada para um dispositivo ligado na outra placa Arduíno?

Ora bem! Vamos a contas…
O display tem 16 pinos, correcto?
Mais 7 * 4 = 28 pinos
No total vai precisar de 44 pontos de output. Precisa de mais pinos de input para o teclado. O teclado como é?

Vamos ver que tipos de arduinos existem: https://www.arduino.cc/en/Products/Compare
Pelas minhas contas irá precisar de:
1-Arduino Mega 2560 Rev3;
2-Arduino Due
3-Arduino Mega ADK Rev3;

Penso que este deverá ser o pensamento!

O desafio seria escolher duas boards com menores inputs e ligar as duas. Como é que as duas deveriam comunicar? Isso gostava de saber :slight_smile:

Quantas portas o teclado matricial utiliza?
Quanto ao display 16x2, você pode usar um que tenha conexão I2C. Há módulos que transformam um display normal desses em um display 16x2 com I2C. Dessa forma, você precisa apenas de dois pinos para conseguir controlá-lo. Aqui você encontra um tutorial que usa um desses: https://pandoralab.com.br/tutorial/tutorial-medindo-a-temperatura-com-o-sensor-dht-22-e-lcd-display-i2c/

Quanto aos 4 displays de 7 segmentos, você pode usar um Shift Register, como o 74HC595 para controlá-los. Dessa forma, também precisará de menos pinos para controlar os displays. Segue um tutorial de como fazer: https://pandoralab.com.br/tutorial/expandindo-saidas-do-arduino-com-duas-matrizes-595/

Então é preciso fazer algumas contas, mas deveria ser possível vc conseguir fazer tudo usando um único arduino Uno, se utilizar os módulos acima.

Ou você usa um Mega, ou usa I²c: