Qual material seria mais viavel para fazer estruturas para montar uma impressora 3D?

Gostaria de saber qual material seria mais viavel para fazer estruturas para montar uma impressora 3D?
Pensei em MDF,PP e Acrilico mas nao sei bem qual usar.Qual teria melhor custo beneficio para construcao de tal projeto?

Alumínio?

Acho que esse assunto deve estar enquadrado em Fabricação Digital e não em Robótica

1 curtida

aluminio eh caro. Fora que para estruturas que necessitem preenchimento como suporte para mesa de impressao. Chapa de aluminio nao possui rigidez suficiente alem de que se aumentar espessura ficaria muito pesado.

@Renato_Taira_Imagawa, o @Jeferson_Simoes está montando um CNC bem legal e deve passar por problemas de materiais semelhantes. Vamos ver o que ele tem pra dizer.

@sksdutra, já mudei a categoria, você tem razão!

Ainda não pude iniciar minhas pesquisas e construções de impressoras 3D. Acredito que MDF é um boa pedida, pelo fator custo, e acrílico pelo fator aparência. Tenta pesquisar pela estabilidade dimensional de ambos.

Alumínio estrutural também vale a pena cotar. A Forseti Soluções tem um perfil base 15 por um preço legal. Ou vá de perfis V-slot, da OpenBuilds.com, que então estará apto a montar uma estrutura que também é atuador linear.

comprei mdf 3mm por 30 conto. 180cm x 90cm

Os perfis V-slot da OpenBuilds podem ser encontrados aqui no Brasil? Alguem conhece algum fornecedor?