Raspberry pi 3 + esp8266 12E


#1

Iae Fazedores, Bom estou pensando em comprar a raspberry pi 3 e uns 10 esp8266 12E para fazer uma automação residencial, na qual eu uso a raspberry como mestre e os esp como escravo, e eu queria fazer o seguinte: Pseudo - linguagem: ligar a raspberry e conectar ela aos 10 esp8266 e colocar cada esp em um comodo da casa e fazer uma aplicação web e hospedar na raspberry e na aplicação terá cada comodo da casa que tenho o esp8266, mas meu problema é: Eu não sei como conectar os 10 esp na raspberry e também tem um outro problema que é o seguinte: eu entro na aplicação criada pra web e por exemplo eu clico em quarto ai a raspberry tinha que procurar o esp8266 pelo endereço mac para se conectar e fazer a ação de ligar ou desligar a luz. Preciso muito de ajuda please me ajudem !!!1


#2

Existem várias formas de fazer isso, vou sugerir algumas:

Vc pode montar um broker MQTT no raspberry pi e conectar os ESPs nele.
ou vc pode usar um broker MQTT na nuvem (por exemplo https://www.cloudmqtt.com/ ou microsoft azure) e nem precisar do raspberry

Um projeto interessante sobre automação residencial é o https://www.openhab.org


#3

Estou trabalhando no meu projeto de automação e uso uma a seguinte solução.:
A central e um rasp 3 B+ com Domoticz instalado. Com um gateway usb da mysensors(arduino)
Para os NODES uso esp8266 12E e sensores mysensors.

Está ficando muito bom.
Vc pode usar o esp8266 mas isto vão depender de quais sensores vc pretende usar.


#4

Me explica melhor esse seu projeto porfavor fiquei muito interessado


#5

Então Giovanni, meu concentrador é um raspberry pi 3 B+ . Neste tenho instalado a central de automação Domoticz. Ele aceita os NODES do projeto mysensors, procure por mysensors.org. o domoticz também é free. Mas eu estou fazendo doações para incentivar ambos os projetos.
Uso alguns esp8266 como NODES também. Nestes tenho um projeto de interruptor touch de minha autoria usando display da NEXTION e arduino.
O domoticz tem instalador para raspberry e para os esp8266 vc pode usar o easyesp. Que é um projeto aberto para aproveitar todo o potencial do esp8266 12. Este tem um firmeware próprio mas de fácil entendimento.
No mais, me chama aqui sempre que precisar.


#6

Boa noite Luiz,

Estive pensando em utilizar displays nextion como interruptores, inclusive comprei 2 de 2.4, mas a Itead ainda não disponibilizou o software de edição para Mac.
Gostaria de implementar isso utilizando HomeBridge, para controlar com o app nativo do iPhone, utilizando a Raspberry como central, porém tudo via cabo, direto da GPIO. Estou iniciando agora com isso, e estudando o assunto para desenvolver, mas caso não tenha problema, gostaria de ver o funcionamento dos displays no seu projeto.

Obrigado