Raspberry pi 3 + esp8266 12E

Iae Fazedores, Bom estou pensando em comprar a raspberry pi 3 e uns 10 esp8266 12E para fazer uma automação residencial, na qual eu uso a raspberry como mestre e os esp como escravo, e eu queria fazer o seguinte: Pseudo - linguagem: ligar a raspberry e conectar ela aos 10 esp8266 e colocar cada esp em um comodo da casa e fazer uma aplicação web e hospedar na raspberry e na aplicação terá cada comodo da casa que tenho o esp8266, mas meu problema é: Eu não sei como conectar os 10 esp na raspberry e também tem um outro problema que é o seguinte: eu entro na aplicação criada pra web e por exemplo eu clico em quarto ai a raspberry tinha que procurar o esp8266 pelo endereço mac para se conectar e fazer a ação de ligar ou desligar a luz. Preciso muito de ajuda please me ajudem !!!1

Existem várias formas de fazer isso, vou sugerir algumas:

Vc pode montar um broker MQTT no raspberry pi e conectar os ESPs nele.
ou vc pode usar um broker MQTT na nuvem (por exemplo https://www.cloudmqtt.com/ ou microsoft azure) e nem precisar do raspberry

Um projeto interessante sobre automação residencial é o https://www.openhab.org

Estou trabalhando no meu projeto de automação e uso uma a seguinte solução.:
A central e um rasp 3 B+ com Domoticz instalado. Com um gateway usb da mysensors(arduino)
Para os NODES uso esp8266 12E e sensores mysensors.

Está ficando muito bom.
Vc pode usar o esp8266 mas isto vão depender de quais sensores vc pretende usar.

Me explica melhor esse seu projeto porfavor fiquei muito interessado

Então Giovanni, meu concentrador é um raspberry pi 3 B+ . Neste tenho instalado a central de automação Domoticz. Ele aceita os NODES do projeto mysensors, procure por mysensors.org. o domoticz também é free. Mas eu estou fazendo doações para incentivar ambos os projetos.
Uso alguns esp8266 como NODES também. Nestes tenho um projeto de interruptor touch de minha autoria usando display da NEXTION e arduino.
O domoticz tem instalador para raspberry e para os esp8266 vc pode usar o easyesp. Que é um projeto aberto para aproveitar todo o potencial do esp8266 12. Este tem um firmeware próprio mas de fácil entendimento.
No mais, me chama aqui sempre que precisar.

Boa noite Luiz,

Estive pensando em utilizar displays nextion como interruptores, inclusive comprei 2 de 2.4, mas a Itead ainda não disponibilizou o software de edição para Mac.
Gostaria de implementar isso utilizando HomeBridge, para controlar com o app nativo do iPhone, utilizando a Raspberry como central, porém tudo via cabo, direto da GPIO. Estou iniciando agora com isso, e estudando o assunto para desenvolver, mas caso não tenha problema, gostaria de ver o funcionamento dos displays no seu projeto.

Obrigado