Reaproveitamento de sucata eletrônica

Ola a todos. Estamos começando um projeto de reutilização de sucata eletrônica em nossa escola. Entretanto, estamos tendo muita dificuldade para desfazer as soldas em algumas placas, usando o próprio equipamento de solda. Uma possibilidade seria utilizar os equipamentos de ar quente, ditos “estações de resolda”. Entretanto, seu valor está fora de nosso orçamento atual (gastamos muito equipando o laboratório: equipamento para vários alunos, gasto multiplicado!). Alguém tem alguma sugestão de como retirar esses componentes ou algum projeto estilo “fazedores” para uma estação de ar quente?

Não tenho nenhuma idéia para agilizar esse processo, mas infelizmente é assim, componentes DIP (perninhas) eu uso mesmo ferro de solda e sugador de solda com a placa presa, no começo é difícil, mas com o tempo você consegue fazer bem rápido.

Para componentes SMD, eu sei que não é a melhor forma, mas para agilidade é ótimo… passo uma fita tipo Kapton nos componentes para proteger as partes sensíveis e uso um soprador térmico até soltar, quando percebo, passo uma lâmina fina embaixo para soltar de vez e repito o processo no outro sentido. Dos componentes que retirei desse jeito, testei só alguns e não percebi nenhum problema devido ao aquecimento. Talvez possa ser feito com componente DIP também, mas por via das dúvidas eu faço o processo com sugador de solda mesmo.

Já ouvi falar de um sugador de solda que já aquece, mas eu nunca encontrei no mercado ou talvez não tenha procurado bem…

Eu aprendi que pra tirar rapidamente os componentes com o próprio ferro de solda, basta aplicar um pouquinho de solda ‘nova’ nos contatos, Facilita muito o processo. Aplico em um contato e depois a solda que vou tirando vou passando nos próximos. Como sou péssimo em eletrônica, isso me ajudou bastante. É um processo um tanto quanto demorado em relação a sopradores de ar quente, mas é mais rápido que só passar o estanhador sobre os contatos.

Achei esse no ML, já usei um da mesma marca (o modelo difere um pouco) e achei de boa qualidade além de ter um preço bem acessível. Se quiser investir em algo melhor, aconselho comprar um Hikari.

Boa sorte com o projeto, nos mantenha informado sobre ele :smile:

Amigo, além das ideias que os outros colegas já passaram, pense na possibilidade de usar um cadinho de solda. Existem alguns bem em conta, e o processo assim como na solda por “onda”, mergulha a placa(a parte que irá soltar) na solda por alguns segundo para remover o componente. É muito rápido. Só tem um custo inicial de estanho para enxer o cadinho. Boa sorte!

Um outra dica, além de aplicar um pouco de solda nova nos contatos a serem dessoldados, é aplicar um pouco de pasta de solda. Algumas placas precisam de mais trabalho mesmo para dessoldar, um pouco mais de paciência. Parabéns pela iniciativa, acho que deveria divulgar mais isso e até criar um banco de componentes usados, onde a gente poderia enviar e requisitar componentes, que acha? Temos de nos preocupar cada vez mais com a geração de lixo eletrônico.

Colegas Fazedores…
Agradeço as contribuições. Com calma, estou experimentando cada uma.
Já testei usar um pouco de solda nova e realmente ajudou bastante a acelerar o processo.
Quanto ao soprador e o cadinho, vou ainda verificar. Já encontrei o soprador aqui por um preço bom (R$ 99,00 também, mas não preciso pagar o frete!), está na lista de aquisições.
Tão logo tenha mais resultados, atualizarei.
Agradeço a todos.

@ubjunior Recebi um e-mail da Usinainfo com esse equipamento aqui: Estação Dessoldadora com Sucção o preço é bem salgado mas, dependendo do que você precisa, pode ser fundamental para o seu projeto de reaproveitamento de sucata eletrônica.

boa tarde senhores,
o processo mais rapido e eficaz se baseia em ultilizar sopradores de ar quente ,nao estaçao de ar quente de laboratorio,mais sim aqueles ultilizados na colocação de insufilme por exemplo.
apos o aquecimento ,basta bater de encontro com a bancada que todos os componentes caem da placa .
ultilizamos tambem alicates importados sem ranhura para deixar os componentes como novos.
apos a retirada e acerto dos terminais , deve se ultilizar um cadim ou banheira de solda de forma deixar os terminais limpos , usamos antes do banho de solda ,um banho de fluxo,este podendo ser fabricado de forma caseira com alcool isopropilico e breu ou cera de vera