Reles de 8 canais e pinos do raspberry 3

Bom dia, duvidas básicas, de iniciante, mas gostaria de saber se:

1 - Existe uma possibilidade de controlar mais de um equipamento (no caso, acender uma lampada) por pino GPIO?
2 - No caso do meu pi3, com 24 GPIOS, consigo controlar um total de até 24 equipamentos, ja contando com as leituras de sensores?

Resumindo, eu tenho em casa 8 lampadas, um sensor de movimento e um microfone, neste caso, eu terei que usar obrigatoriamente 10 GPIO do raspberry?

Att

Pelo que entendi estudando, não dá, ou pelo menos, não de forma fácil. Então vou usar uma saida do Raspberry para cada equipamento automatizado mesmo.

Cada GPIO fala apenas com uma coisa por vez. Você não consegue programar uma GPIO normal para interagir diretamente com vários sensores. Mas há meios de fazer isso, usando componentes intermediários entre a GPIO e seus sensores/atuadores!

Por exemplo, você pode usar um shift register, e conseguir controlar um número maior de coisas com menos GPIOs. Em outros casos, se seus sensores e atuadores forem compatíveis com i2c, um protocolo de comunicação, você pode daí usar os pinos de i2c para controlar um grande número de sensores e atuadores individualmente.

Este é um tutorial introdutório legal para GPIOs do Raspberry Pi: http://blog.fazedores.com/raspberry-pi-b-introducao-porta-gpio/

Você pode ler mais sobre shift registers neste tutorial: https://pandoralab.com.br/tutorial/tutorial-expandindo-saidas-do-arduino-com-595/

Você pode utilizar I2c, o que facilitaria bastante.