Relogio de ponteiros com raspberry

Bom dia !! estou começando a mexer com o raspberry agora, e to com um projetinho pra montar um relógio de ponteiros, mais ainda não sai do zero =(, a ideia é usar um rasbberry pi 3b juntamente com uma placa controladora para 16 motores, ligando dois servo motores um para cada ponteiro, um rele (q vai simular o sino) um display para ajustes e alguns botões para ajustes
minha maior dificuldade ta em controla os servos de 360º continuo, alguém serra q tem como mi ajudar ??

Servos de rotação continua não vão servir para você. Nesse caso ou você usa servos comuns com um sistema mecânico que adapte sua função ou usa motores de passo

pensei nisso !! mais dai quando o ponteiro der uma volta !! ele teria q volta (vira pra traz) para comecar dinovo

Exatamente… o ponteiro precisa ser “resetado” a cada volta, mas existem relógios super legais feitos assim:

image

Servos de rotação continua não tem realimentação precisa de posição, apenas de velocidade.

Boa noite! Sim ja vi esse legal… Mais a intenção e fazer como se fose uma torre do relógio com um relógio mais tradicional mesmo. Também pensei em usar um motor de passo mais dai nao sei onde ele para

Não entendi o “não sei onde ele para”…
Mas, de qualquer forma, para usar motores de passo você precisa ter um ponto de “home”, e no caso do relogio isso pode ser feito de maneira simples colocando um imã em cada ponteiro, e sensores posicionados adequadamente, de modo que a cada volta o seu sistema posa “conferir” a posição do ponteiro, por exemplo.

bom dia !! é acho q vou fazer com motor de passo !! e coloca um sensor pra cada volta eu ver se nao ta adiantando ou atrasando

é q o servo vc sabe onde ele ta !! mais o motor de passo não !!
esse sensor com imã tem algum que vc recomende ?
e mto obrigado da ajuda q vc ta dando =]

Você usa os sensores magnéticos justamente para “zerar” a posição dos ponteiros ao ligar, e para conferir a cada volta.