Relogio de ponteiros com raspberry

Bom dia !! estou começando a mexer com o raspberry agora, e to com um projetinho pra montar um relógio de ponteiros, mais ainda não sai do zero =(, a ideia é usar um rasbberry pi 3b juntamente com uma placa controladora para 16 motores, ligando dois servo motores um para cada ponteiro, um rele (q vai simular o sino) um display para ajustes e alguns botões para ajustes
minha maior dificuldade ta em controla os servos de 360º continuo, alguém serra q tem como mi ajudar ??

Servos de rotação continua não vão servir para você. Nesse caso ou você usa servos comuns com um sistema mecânico que adapte sua função ou usa motores de passo

pensei nisso !! mais dai quando o ponteiro der uma volta !! ele teria q volta (vira pra traz) para comecar dinovo

Exatamente… o ponteiro precisa ser “resetado” a cada volta, mas existem relógios super legais feitos assim:

image

Servos de rotação continua não tem realimentação precisa de posição, apenas de velocidade.

Boa noite! Sim ja vi esse legal… Mais a intenção e fazer como se fose uma torre do relógio com um relógio mais tradicional mesmo. Também pensei em usar um motor de passo mais dai nao sei onde ele para

Não entendi o “não sei onde ele para”…
Mas, de qualquer forma, para usar motores de passo você precisa ter um ponto de “home”, e no caso do relogio isso pode ser feito de maneira simples colocando um imã em cada ponteiro, e sensores posicionados adequadamente, de modo que a cada volta o seu sistema posa “conferir” a posição do ponteiro, por exemplo.

bom dia !! é acho q vou fazer com motor de passo !! e coloca um sensor pra cada volta eu ver se nao ta adiantando ou atrasando

é q o servo vc sabe onde ele ta !! mais o motor de passo não !!
esse sensor com imã tem algum que vc recomende ?
e mto obrigado da ajuda q vc ta dando =]

Você usa os sensores magnéticos justamente para “zerar” a posição dos ponteiros ao ligar, e para conferir a cada volta.
Pode usar sensores de efeito Hall ou reed-switches. Você acha reed switches em sensores de abertura de alarme, custam baratinho.

Acho que RPi é demais pra uma função tão simples quanto um relógio. Eu fiz um de pêndulo todo de madeira e estou mandando cortar agora um Cuco que projetei. Talvez seja uma boa ideia calcular as engrenagens, mas se quer algo simples, você pode usar os motores de passo iniciando em 0hrs, daí calcula mais ou menos conforme o número de passos:
Nema 17 = 200 passos; 360/200 =1,8 graus por passo. Em uma engrenagem de 20 dentes com passo de 10mm será necessário dar 10 passos no motor, logo, você já tem a redução de 10:1. Daí define o tempo de 1 volta do motor.
Dá pra fazer com servo continuo também, se minha conta estiver certa e se eu entendi o datasheet. Um SG90 avança 60 graus em 0.1s, então faz 1 volta em 0.6s. Isso é bom porque pra fazer 1 minuto a escala é redonda de 100:1, basta fazer o trem de rodas que reduza esse tanto.
Dá uma olhada nesses artigos:

Ah, meus relógios:
Cuco (esperando o corte laser)

E o de pêndulo:

é to pensando em fazer com um nema e contar os passos dai a cada volta coloco um sensor para ver se ele esta na posição correta

curti o cuco =D tambem to querendo fazer algo do tipo assim q acabar esse q to tentando montar agora =D

Pode usar até contato mecânico, com um fio de aço muito fino que o ponteiro toque

bom dia !!!
to dando inicio a montagem aki ! =] mais to com uma duvida !! vo ter q ligar 6 motor de passo, 4 para os relogio e 2para os sinos !!
com o servo motor tem aquelas plaquinhas shield q expande até 16 motores !! tem algo parecido q eu possa usar com os motores de passo ?

e obrigado pela ajuda ai =D

6 motores ? E por que 2 motores para sinos ? Não pode usar solenóides nos sinos ?

pensei nisso !! mais mesmo assim tenho q ligar 4 motores mais 2 solenoides e ainda tem q sobra pino pra liga os botoes de ajuste e queria colocar um display tambem

Continuo achando que é muito motor… hehehe…
Por que você não pensa em um motor para o ponteiro dos minutos e uma redução 1:60 com engrenagens impressas em 3D ?

neh !!! sim vo usar um motor so pra horas e minutos com engrenagem mesmo !! so q para 4 mostrador !! se nao tiver um motor em cada !! teria q fazer uma engrenagem mto loca pra liga os 4 mostrador em um motor so =/

Não necessariamente… você usa o eixo do motor na vertical, e usa engrenagens cônicas para acionar os 4 mostradores a 90 graus entre si