Relogio de ponteiros com raspberry

to pensando nisso também !! mais não sei se vou ter espaço para passar o eixo por isso estava pensando em um motor em cada, mais ai fiquei com a duvida de como ligar tudo no raspberry

bom dia !!
passando so pra atualiza !!
tava conversando com alguns conhecidos e mi deram a ideia de usar uma saida so para o motor !! e usar um seletor para controlar qual motor ele vai acionar
tipo
saida 1/ saida 2 / motor
0 / 0 / 1
0 / 1 / 2
1 / 0 / 3
1 / 1 / 4
nao sei como vo motar isso !! mais achei legal a ideia

Acho que não vai dar certo… Você teria de desconectar os motores completamente um do outro, não pode deixar as bobinas em paralelo. A menos que você encontre drivers que possam ser desabilitados.

Verdade tem razão…

@Ludicon e @Ricardo_Rischioto alguns drivers para motor de passo possuem um pino de enable que desabilitam o driver.

Não sei se estaria dentro do que vocês tem em mente quanto ao relógio, mas acredito que usando um decoder 3x1 é possível acionar até 8 motores de maneira independente.

Dá uma olhada nesse site pra ver se ajuda.

Como cada driver é acionado individualmente cada motor vai agir em separado e como os tempos envolvidos no acionamento e passo são muito curtos (da ordem de 20us) creio que não irá atrapalhar a contagem do tempo do relógio.

Abraços.

@WagnerB intao a ideia seria esse eu mando o sinal para todos os drives, mais seleciono qual vai ta ativo

vo da uma procurado aki nesse decoder 3x1 !! vale pela ajuda =D

na parte de mecanica eu me viro bem !! mais na eletronica nao so mto bom nao heheh

@Ricardo_Rischioto esse decoder teria que ser um do tipo 74LS238 (74HC238) ou um similar.

Se seu ingles não estiver muito enferrujado como o meu dá uma olhada em:

https://www.elprocus.com/designing-3-line-to-8-line-decoder-demultiplexer/

E o datasheet do 74HC238 tá ai embaixo.

Abraços.

@WagnerB vale pela ajuda !! acho q vo montar assim com o decoder ligando e desligando os drives dos motores de passo =D agora quero ve se vo conseguir monta tudo kkk

abraços

Aí, mano. Só pra te dar um ânimo, com engrenagens fica fácil. Mais uns dias e já lanço o artigo no site (Do bit Ao Byte).

Boa noite @DobitAoByte to loco pra fazer um cuco =D mais pra esse q to querendo montar eh quatro mostradores, e pra montar da maneira q to querendo nao da pra colocar um eixo pra ligar os 4 junto =/ intao vo ter q fazer com um motor por mostrador mesmo.
To pensando em pegar alguém pra da uma mao pra mim, que a eletrônica nao eh meu forte, so mais da mecânica até ja q vc curti um cuco olha a foto q to postado =D
Até se alguém ai precisar dw uma ajuda da parte de mecânica so falar
Abraços