Resistência de um buzzer piezo


#1

Bom dia a todos.

Procurei no fórum mas não encontrei nenhum tópico sobre o assunto então, abri esse.

Estou precisando comprar buzzers piezo que tenham entre 8 - 16 Ohms e entre 40 a 140 Ohms e estou me deparando com o seguinte problema:
Os vendedores só sabem informar a voltagem do buzzer, nem o modelo eles conseguem informar porque se informassem eu procuraria o seu datasheet, por ser um piezo não consigo com um multímetro na escala de resistência medir a resistência do mesmo.

Como faço para “descobrir”, ou medir a resistência desse componente para que eu continue meu projeto?

Grato,


#2

O Buzzer Piezo é uma pastilha de cerâmica especial com eletrodos nas duas faces (ou dois eletrodos em uma unica face), que sofre deformações mecânicas quando submetida a um campo elétrico , por conta do EFEITO PIEZOELÉTRICO, que aliás funciona ao contrário também, se você forçar deformações na pastilha obterá um sinal elétrico proporcional (por exemplo, toca-discos antigos, com os chamados “fonocaptores cerâmicos”).
A “resistencia elétrica” de uma pastilha dessas é mais ou menos a mesma de um prato de louça… Dezenas ou centenas de Mega-Ohms.
O que você está procurando são ALTO-FALANTES, e não buzzers piezo.
Mais um detalhe : nesses casos não se fala em RESISTÊNCIA, mas sim em IMPEDÂNCIA. Um alto-falante com IMPEDÂNCIA de 140 Ohms, se medido com um ohmímetro, vai te dar leituras muito menores de RESISTÊNCIA.


#3

Bom dia Ludicon,

Obrigado pelos esclarecimentos mas meu projeto incluí 2 buzzer transducer porque não vou emitir som com eles, estou usando-os num circuito onde eles farão a corda de uma guitarra vibrar constantemente, inclusive eu corto a sua "tampa" e retiro o disquinho magnético dele. Estou construindo um equipamento de guitarra chamado Ebow, Aqui neste link tem um projeto sendo mostrado do zero https://www.youtube.com/watch?v=1iccGqmEC-M .

Então, alto-falantes não servirão, eu já descobri através de datasheets que os *** 1201 são de 16Ohms e os *** 1205 ou 1206 são de 40 Ohms mas o que tenho achado no mercado são buzzer de “baciada” vindos da China sem nenhuma especificação de modelo, somente de voltagem.

Preciso arrumar uma forma de descobrir a impedância (obrigado por mais esse esclarecimento) desses componentes.


#4

Tessari, existem dois tipos de buzzers piezo : ativos e passivos. Os ativos possuem um circuito oscilador dentro do encapsulamento, que é alimentado por “X” volts e que produz o tom de áudio.
A outra opção são os buzzers passivos, que só contêm a pastilha em si, e esses não vem vom tensão marcada.
Você pode também pegar qualquer buzzer ativo e arrancar a eletrônica.
Me lembrei agora que existem componentes fisicamente iguais aos buzzers piezo, mas que são na verdade pequenos alto-falantes. Eles contém um imã em forma de anel e uma membrana de aço com uma bobina acoplada, pode ser esse o tipo que você procura. São mais pesados que os piezo de mesmo tamanho, e geralmente são bem pequenos (uns 12 mm de diâmetro ou menos).


#5

Isso mesmo, vou dar mais uma busca nas lojas e ver o que acho.

Vlw


#6

Tessari, eis os diagramas internos de um buzzer piezo e um eletromagnético:

O Piezo (passivo e ativo):

Geralmente o Piezo é mais “chato”:

O Eletromagnetico (esse tem impedância, pois possui uma bobina interna):

O eletromagnético é mais estreito em relação à altura:


#7

Show, o que tenho encontrado então são eletromagnéticos, só que com o multímetro na escala de resistência medindo as pernas do buzzer o mostrador não sai do 1 mas o buzzer está funcionando pois ao conectá-lo na fonte ele apita. Já percorri toda a escala do multímetro e nada. vou colocar um resistor em série e ver se consigo alguma medida.

Obrigado novamente.


#8

Você deve estar medindo buzzers com oscilador interno. Sacrifique um deles e veja o que tem dentro.


#9

O ideal para medir a impedância desses componentes e com uma ponte RLC. Se já trabalha em algum lugar que tenha peça emprestado ou quando for comprar peça ao vendedor se ele tem uma ponte RLC coloque em R e faça a medição.