RFID - Módulos para usar em Arduinos

Queria com esse tópico saber mais sobre a integração da tecnologia RFID(Radio-Frequency IDentification) com o universo Arduino.

Eu uso o módulo Rfid Mfrc522 Mifare com suas tags, e apesar de poder ser feito muitas aplicações com ele ainda me parece limitado. A principal limitação é a distancia limite em que uma tag pode ficar do módulo ou da antena do mesmo para que ele seja acionado.

http://s3.amazonaws.com/img.iluria.com/product/6B883/219FD4/850xN.jpg

Achei poucas opções disponíveis no mercado para esse módulo, e que não difere muito quanto a limitação de distancia.

E não sei se existe, e é viável algum tipo de módulo, antena, tags que solucionem esse problema de distancia.

Estaria a procura de um produto que superasse uma distancia de 30cm ou até mais, mas não sei se é possível.

Outro módulo RFID:

O RFID funciona com o leitor enviando ondas eletromagnéticas e “ouvindo o eco” causado por dispositivos como cartões que possuem essa tecnologia. Um leitor que funcione a 30cm do dispositivo provavelmente precisaria de uma antena personalizada e de uma alimentação grande de energia.

Me informei sobre o assunto e é nesse sentido mesmo. Para aplicações para distancias consideradas ‘grandes’ antenas especificas são necessárias, além de circuitos próprios para cada projeto. Por isso acho mais complicado fazer módulos Arduino para isso. Todas as características vão mudando de acordo com o projeto, como tipo de leitor, tipo e tamanho da antena e a frequência usada.

Achei informações interessantes nesse site: http://www.oxxcode.com.br/tags-rfid/