Sensor Capacitivo para Identificação de Materiais

Bom dia pessoal…Preciso de uma ajuda: Eu trabalho com pesquisa e temos uma demanda para desenvolver um equipamento que identifique pequenas variações em um objeto, mas sem toca-lo (um ovo)… Achei que esse tipo de sensor seria promissor…Também vi alguns vídeos na internet que mostram esse sensor capacitivo funcionando dessa forma (Não sei se é falso).

Se alguém puder me dar umas dicas, agradeço…Se quiser também podemos montar o projeto juntos. Obrigado.

“identifique pequenas variações em um objeto”
Poderia ser mais especifico?
Att.

Bom dia, primeiramente, obrigado pelo retorno…Segue o link (talvez seja falso) onde se identifica materiais diferentes a partir de um sensor capacitivo: https://www.youtube.com/watch?v=Otp8-_iHT6Y

Já fiz algumas experiências e, SIM! é possível…Com um medidor capacitância ligado a duas placas de cobre próximas (15x15 cm à distância de 7 cm), colocamos uns 50 ovos com características diferentes e o medidor dava resultados diferentes…É como se o objeto (no caso o ovo) que se coloca entre as placas, funcione como um dielétrico com capacidade específica…

A questão é a falta de precisão…precisaríamos desenvolver um sensor medidor mais sensível e preciso… O principal objetivo é identificar pequeníssimas variações no ovo… Isso pode trazer uma economia gigantesca para as agroindústrias…

Bom dia, primeiramente, obrigado pelo retorno…Segue o link (talvez seja falso) onde se identifica materiais diferentes a partir de um sensor capacitivo: https://www.youtube.com/watch?v=Otp8-_iHT6Y

Fiz algumas experiências com um medidor de capacitância ligado a duas placas de cobre próximas (15x15 cm à distância de 7 cm), onde colocamos uns 50 ovos com características diferentes e o medidor dava resultados diferentes e proporcionais…É como se o objeto (no caso o ovo) que se coloca entre as placas, funcione como um dielétrico com capacidade de isolamento específica…

A questão é a falta de precisão…precisaríamos desenvolver um sensor medidor mais sensível e preciso… O principal objetivo é identificar pequeníssimas variações no ovo fértil… Isso pode trazer uma economia gigantesca para as agroindústrias.

Oi, é Claudio, certo? A diferença entre ovos férteis e não férteis fica grande com o passar dos dias após a postura, especialmente quanto a passagem de luz e identificação do embrião por ovoscopia, a composição química também muda, mas é sutil no início. Entretanto, precisamos identificar se o ovo está galado ou não, já nas primeiras 4 horas após a postura.

A única diferença é que nos ovos férteis, o óvulo foi fecundado e, temos o que se chama de citoblasto. Quando este núcleo está bem formado e vai dar origem ao pintinho, ele tem aproximadamente 1/2 centímetro de diâmetro (uma bolinha), com uma espécie de enraizamento. Esse citoblasto é a única diferença do ovo fértil nessa etapa.

isso é que precisamos identificar, sem abrir o ovo ou expo-lo a situações de perigo.

Oi…no caso do ovo fértil há uma sutil alteração da densidade na região do citoblasto. Como eu te falei antes, não sei como é feito aquele equipamento do vídeo. Mas se você já fez alguma experiência do tipo daquela que relatei, vai ver que é promissor. Mas tem que ter mais sensibilidade e precisão.

Já tentamos, o ultrassom não ultrapassa a casca…quando aumentamos a potência ou a frequência, não detectamos nada…Se abrirmos o ovo e passarmos um ultrassom (tipo usado para veterinária), fica bem distinta a formação do citoblasto ou disco embrionário…Ele visto de cima é como o símbolo @

Uma curiosidade é que esse embrião reflete bastante a luz ultravioleta…Você conhece lasers de ultravioleta?

Oi Cláudio,
Segue em anexo as imagens dos ovos…Na imagem azul, luz ultravioleta, temos a gema (azul mais escuro) e no centro o embrião, mancha pequena mais clara.
Na imagem de ultrassom, sem casca, temos uma seta apontando para o embrião.

Obrigado pelo retorno.
Um abraço

(Attachment ovo disco embrionario pict2.bmp is missing)

Eu enviei para você (e-mail) as imagens. Não tentamos molhar a casca e nem emergir em líquido…

Quanto aos diodos, eles tem que ter uma potência razoável, tem que ser forte. tem algum que você indique? Quer tentar fazer experimentos aí e montarmos uma parceria? De onde você é?

Obrigado,
Vou tentar…um abraço.

Oi Claudio, sobre esse laser…Em contato com a pele ou com a casca do ovo ele vai queimar, ou tem um jeito de não queimar?

Seria possível fazer um teste por aí? Num ambiente totalmente escuro, colocar o laser em contato com a casca de um ovo…Com uma luz comum (múltiplas frequências e dispersa) o ovo vai ficar todo iluminado…isso não serve…Mas com um laser a gente consegue ver as sombras e talvez funcione.

Qual o frete para 89 700 095, Santa Catarina?

Ok Cláudio, vou experimentar algumas coisas com luz ou lasers de baixa potência.
Mais uma vez te agradeço e se tiver mais ideias me avise.

Um abraço