Sensor de "pisada" para automação de leds na escada

Fala pessoal, meu nome é Anderson, acabei de me inscrever aqui e já gostaria de pedir ajuda :smile:

Estou concluindo a construção de minha casa e me veio na cabeça brincar com o raspberry pi 3 e tentar automatizar algumas coisas nela. Algumas coisas que farei será automação das lampadas, alarme, cameras, sistema de som, portão, etc, tudo pelo celular Android e muitas coisas usando sensores. Tenho bastante experiencia em programação para computadores, bem pouco de eletronica e sou engenheiro civil, estou descobrindo o Raspberry agora e sou muito curioso para aprender.

Gostaria de saber pra iniciar, qual sensor precisarei usar para resolver o seguinte problema: quero automatizar os leds que tenho embaixo de cada degrau da escada, elas irão acender de forma progressiva no momento que o usuario começar a usa-la, gostaria de colocar um sensor no topo da escada e um no primeiro degrau, embaixo e assim que alguem for pisar, ele acende no sentido do uso e depois de uns 15 segundos ele apaga sozinho (isso fareis depois por programação ou algum circuito eletrônico ou ambos), no mesmo sentido. Minha duvida é apenas, qual sensor uso e qual o nome pra pesquisar?

Pensei em colocar um sensor embaixo do degrau, que detecte a primeira pisada, ou então, algum sensor de movimento bem pequeno, pra tentar deixar “invisivel” em ambos os degraus. Os degraus são de madeira. Existe algum destes sensores para que eu possa usar e qual o nome para pesquisa?

Desde já agradeço os amigos e tentarei ajudar no que puder aqui no forum.

Bom dia, estou um pouco sumido do forum mas me interessei pelo assunto.
Depende da disponibilidade vc pode usar sensor de carga, pastilha
piezoeletrica, sensor de força em flexão… Tudo vai depender do custo e da
area de instalação. Na dúvida, avisa.

Bom dia, muito legal. Vou pesquisar, obrigado pelas sugestões. Qualquer duvida retorno a postar e estou a disposição para qualquer duvida que esteja a meu alcance.