Sokoban "versão analógica" - ajuda


#1

Olá, pessoal.

Inscrevi-me nesse forum a princípio pra pedir essa ajuda.
Estou querendo construir uma versão “analógica” do Sokoban. Pra quem ainda não sabe, o Sokoban é um joguinho digital muito famoso (tem pra PC, pra consoles, pra smartphones, pra geladeira e microondas), em que o jogador controla um boneco que anda por uma sala empurrando caixas para pontos específicos, e o objetivo é colocar todas as caixas no lugar. Parece simples, mas nos níveis mais avançados é um dos quebra-cabeças mais desafiantes que existem.
Pois bem, nesse vídeo do Youtube um sujeito demonstra a brilhante ideia de usar um sistema de eixos cartesianos e ímãs para deslocar o boneco sobre um tabuleiro de papelão, sendo que os eixos são movidos poe motores simples, acionados diretamente por meio de quatro botões.
Eu gostaria de “melhorar” o brinquedo, usando Arduino e dois motores de passo (pretendo usar esses aqui). E, logicamente, em vez de papelão, como o sujeito do vídeo fez, quero fazer com MDF cortado a laser.
Minha dúvida é: como fazer as ligações entre os motores, os drivers e o Arduino?
Eu vi vários tutoriais na internet, mas prum principiante como eu, até mesmo os tutoriais são difíceis de entender… Alguém pode me ajudar?
Basicamente, esse projeto é como se fosse uma CNC “burra”, ou seja, uma CNC que não tenha precisa de variação no eixo Z nem precise de G-code pra “desenhar” ou “cortar” ou “imprimir” nada, pois elas apenas vai obedecer aos comandos “pra frente”, “pra trás”, “pra esquerda” e “pra direita” recebidos pelo Arduíno dos botões que o jogador apertar.

Edit: Alguém vai dizer que usar Arduino, drivers e motores de passo pruma coisa tão simples seria “overkill”, e eu concordo. Mas se eu resolver usar [esse motor](http://Desculpem se escrevi demais, me avisem se não me fiz entender direito, e se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.) (que dispensa arduino e drivers), a mesma dúvida persiste: no vídeo, o cara não explica as linkagens. Por isso, pergunto: No caso de usar um motor simples (como o amarelinho do vídeo) como faço pra soldar os fios de forma correta?

Desculpem se escrevi demais, me avisem se não me fiz entender direito, e se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.


#2

Excelente a idéia do cara, eu sou um jogador contumaz de Sokoban desde o tempo do Windows 3.11 :rofl:
Para usar motores de escovas comuns (como os do video), você não terá precisão no controle de movimentos, pois não existe realimentação de sinal para o microcontrolador.
Os motores de passo são muito melhores para isso, pois pode fazer com que a cada pressionar de botão o boneco se mova exatamente uma casa, mas você realmente precisa dar uma estudada na eletrônica envolvida.
Dá até para fazer um “CTRL+Z” se você usar 4 pequenos eletroímãs nas 4 faces do boneco, que conseguem puxar uma caixa de material magnético se forem energizados.


#3

Obrigado pelas dicas.
A ideia do “CTRL Z” é legal, mas sinceramente, pretendo manter o treco o mais simples possível.
Quanto à eletrônica, é justamente o fato de não saber o que ou onde estudar é que me fez postar esse pedido de help: como se trata apenas de programar quatro funções no arduíno (mover X+, X-, Y+ e Y-), ler livros e mais livros seria um baita overkill. Não é o caso, pelo menos por agora; se eu tomar gosto, e resolver partir pra desafios maiores depois, aí sim, eu compraria livros, etc, mas realmente meu interesse é só nesse brinquedo, e não tô achando os comandos específicos pra isso. Aliás, nem comprei o material, sequer baixei a interface do arduíno, ou seja, estou no zero. Mas quando eu comprar, vou ter que saber qual fio encaixar em qual pino do arduíno, etc.
Mas agradeço os insights, valeu!!!


#4

Olá Piduca.
Se eu puder ajudar com algo, entre em contato. Conheço um pouco do Arduino e a programação.
whats (11) 97909-8631
Augusto.
blz