Técnica simples para unir peças impressas em 3D


#1

Pessoal, essa é uma das técnicas que uso corriqueiramente para unir partes impressas em 3D por soldagem:

Espero que seja útil !


#2

Gostei da ideia… valeu Ludicon pela dica!


#3

Obrigado, Dante !
No final deste video mostro mais uma técnica:


#4

Bacana também… vou comprar um solvente para testar, a anterior do ferro de solda usei aqui para recuperar uma engrenagem impressa, que o eixo acabou quebrando, recuperado com sucesso.

Gosto de usar a impressora basicamente para peças funcionais e muitas vezes imprimir em partes facilita muito e ganha em precisão muitas vezes. Evitando deformações ou criação de suportes que muitas vezes atrapalham a precisão que muitas peças exigem.
Valeu por compartilhar.

Dante Cilli


#5

Exato, Dante, eu também faço principalmente peças funcionais, e costumo dividir para obter melhores resultados mecânicos.
A técnica que eu apresentei é para o ABS, e é necessário usar acetona pura.
Uma opção para quando não se consegue a acetona é usar a solução limpadora da Tigre para preparar tubos de PVC para a colagem.
Para dissolver o PLA eu andei lendo sobre um composto cujo nome parece um palavrão, mas que oferece tantos riscos que eu nem me interessei em procurar. Fiz um teste rápido usando Clorofórmio (uso para colar acrílico), e parece que pode servir para o PLA, mas não testei a sério. Além disso, o Clorofórmio é muito mais difícil de comprar e MUITO mais perigoso, inclusive oferecendo risco de MORTE… Usar Clorofórmio em ambiente mal ventilado pode levar a um desmaio, e se a pessoa não for removida a tempo pode ter parada respiratória. É melhor não usar…


#6

Valeu por compartilhar as informações…


#7

Fórum é para isso !!! O prazer é meu !


#8

Genial :slight_smile:

Como faço para modificar essa estação de solda? Não sei nada sobre eletrônica e quase nada sobre eletricidade.

Obrigado.


#9

Aí a coisa complica, Geraldo… Esse modelo em especial tem um trimpot de ajuste de temperatura, então o processo consiste basicamente em modificar os resistores associados a esse ajuste.
Mas não existe “receita de bolo”, a minha estação inclusive é bastante antiga (deve ter uns 5 ou 6 anos, talvez mais), e é bem possível que as atuais sejam completamente diferentes por dentro.
Não tem como você pedir ajuda a algum amigo mais familiarizado com o soldador ?


#10

Uma coisa que ajuda muito na resistencia final quando tratamos da união de peças impressas pelas bordas, como foi o caso desse processo que demonstrei é a plicação de reforços de fibra de vidro na parte interna.
Aqui mostro a aplicação dos reforços na maquete, uma vez que essa peça seria grande, pesada e sujeita a muito manuseio, e as soldagens das bordas poderiam se soltar:

Lembrando que EPIs e muito cuidado e bom-senso são OBRIGATÓRIOS quando se lida com fibra de vidro…