Temporizador para lampada LED em cascata

Bom dia, estou usando o Raspberry para automatizar as lampadas de uma escada com 13 degraus, debaixo de cada um deles existe uma fita led oculta e quando iniciamos a subida ou descida ele acende e apaga de forma automática após o termino, até ai tudo bem, estou usando uma saida GPIO para acionar um modulo de relê que acende os leds, meu problema é que eu gostaria que elas acendessem em cascata, ou seja, primeiro a do primeiro degrau, depois de alguns milesimos de segundo o segundo e assim por diante, fazendo um efeito cascata. Eu poderia fazer usando o PI, mas eu precisaria usar muitas saidas só pra isso, gostaria de usar apenas uma saida e montar ou talvez comprar algum complemento que faça isso assim que eu enviar o sinal pra ele. Existe algum tipo de rele temporizado ou algo que eu possa usar?

Ontem fiz um software para Arduino e vou usa-lo para fazer essa funcionalidade. Não é muito caro e é funcional por que posso controlar tudo. Obrigado.

Você pode usar um shift register, ou alguns desses para controlar os relês. Se quiser acender uma fita de LED por vez, provavelmente irá precisar de um relê para cada fita. Veja este tutorial: https://pandoralab.com.br/tutorial/tutorial-expandindo-saidas-do-arduino-com-595/

Apesar de estar usando o Arduino, é o mesmo conceito para o Raspberry Pi, é só uma questão de ajustar o código =)